9 de novembro de 2023

AMCG recebe prêmio da ‘Jornada BIM’ e qualifica elaboração de projetos

Divulgação

Municípios dos Campos Gerais garantem nova metodologia para a realização de obras. Cerimônia de encerramento ocorreu ontem, 08. Presidente da Associação e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, e secretário Sandro Alex durante cerimônia realizada em Fernandes Pinheiro.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) recebeu ontem, 08, o troféu de participação da Jornada BIM Paraná. O prêmio foi entregue para a presidente da Associação e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, durante cerimônia realizada na cidade de Fernandes Pinheiro. O programa realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, certificou servidores públicos municipais das áreas técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção do Governo do Estado do Paraná.

A capacitação atende a Estratégia BIM PR, instituída pelo Decreto Estadual n° 3080/2019 e pela determinação da Adoção Gradual do BIM, financiadas com recursos do Governo Estadual até 2025, definida no Decreto Estadual nº 10.086/2022, buscando sensibilizar e capacitar os servidores para elaborar, contratar e fiscalizar estudos, projetos e obras utilizando a metodologia Building Information Modeling (BIM), traduzido para Modelagem da Informação da Construção.

A presidente da AMCG avaliou a importância do projeto. “A metodologia BIM é o que existe de mais inovador na elaboração de projetos. Com ela, os gestores terão uma melhor noção do que será a obra pública em cada cidade. Teremos planilhas mais detalhadas e objetivas, evitando reequilíbrio financeiro nas obras e aditivos de preço, por exemplo”, destacou.

REFERÊNCIA – Elisangela ainda destacou o pioneirismo do Estado ao garantir a execução da Jornada BIM. “No evento, todas as associações de municípios que deram apoio a essa jornada foram homenageadas. Equipes técnicas dos municípios receberão capacitações sobre como trabalhar nesta nova modelagem de informação da construção, algo totalmente inovador e digital. A nova lei de licitações exige que todos os projetos tenham esse método. O Paraná é o primeiro estado a qualificar seus técnicos e implantar essa metodologia”, concluiu.

Durante o evento, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, exaltou todo o processo de execução da iniciativa. “A Jornada BIM teve 100% de participação entre todos os municípios do Paraná. Tenho orgulho de ter a melhor equipe. Nosso BIM ficou ainda mais forte. Certamente, em breve vamos compartilhar informações novas. Espero estar junto de todos em futuras obras”, disse. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

21 de junho de 2024

Portos do Paraná vence prêmio nacional de responsabilidade socioambiental

Divulgação

21 de junho de 2024

Cerimônia marca início das obras de cerca de R$ 32 milhões, em regiões da Bacia do Ronda em PG

Divulgação

20 de junho de 2024

Cerimônia marca o lançamento da pedra fundamental da indústria mexicana Cristalpet em PG

Divulgação

20 de junho de 2024

Prefeitura de Ponta Grossa lança livro sobre inovação do Vale dos Trilhos

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos