7 de maio de 2021

AMCG quer protagonismo no Estado

Arquivo

Eleito deputado estadual, o ex-prefeito de Castro teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral. Decisão liminar do TJ-PR na última sexta-feira, 25, suspendeu a condenação que o impedia de assumir e deve garantir diplomação e posse no mandato. Fadel Júnior passou o fim de semana recebendo ligações de aliados políticos cumprimentando-o pela vitória, entre elas, do governador Ratinho Júnior.

Descentralizar investimentos, dar vazão aos projetos municipais que visam o desenvolvimento, melhorar os recursos provenientes do transporte escolar, além de melhorias na área da saúde em tempos de pandemia. Todas essas questões entraram em pauta na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) durante a gestão 2020-2021. Como uma de suas metas à frente da entidade, o prefeito de Castro Moacyr Fadel prometeu aproximação do Governo do Estado, e vem cumprindo, mesmo com as dificuldades do período. “O meu objetivo ao retornar como presidente foi deixar a região em destaque e a AMCG como protagonista”, destaca, contando que as demandas estão sendo levadas às demais esferas a fim de fortalecer e saná-las.

Para isso, o presidente vem agendando encontros ordinários com os prefeitos da região bem como com Secretarias de Estado. O primeiro encontro ocorreu com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Alessandro da Silva Oliveira. Além de questões relacionadas à educação em tempos de pandemia, os gestores solicitaram revisão dos valores repassados pelo Estado para o transporte escolar. “Foi muito importante ouvir todas as demandas e verificar que os gestores estão preocupados com a sua população”, disse o diretor da Fundepar. Sobre a defasagem do repasse, ele adiantou que vem sendo debatido junto à Pasta da Educação. “Estamos estudando um incremento”, garantiu.

Agendas com os secretários estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e de Saúde Beto Preto, também foram realizadas pelo presidente da AMCG. Com o primeiro, Fadel debateu a possibilidade de descentralizar os investimentos no Estado, já com o segundo a melhoria da estrutura de saúde nos municípios em tempos de Covid-19. “Temos que buscar novas oportunidades para a região. Por isso coloquei a AMCG a disposição para auxiliar em um novo modelo de desenvolvimento regional beneficiando os municípios menores”, antecipa o presidente.

Já a última reunião ordinária com os prefeitos da região dos Campos Gerais contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Neste encontro, novas tratativas com o Governo para o desenvolvimento regional. “Com a ajuda da Sedu, vamos elencar as prioridades de cada uma das 19 Prefeituras da AMCG, aumentar a capacidade de recursos e destravar o desenvolvimento na região”, garante o presidente da entidade. “Com o levantamento podemos verificar qual a melhor solução dentro do “cardápio” do Estado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega. (Publieditorial)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos