11 de maio de 2017

AMCG integrará Comitê Territorial do Sebrae

Divulgação

A proposta tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios na região

O fortalecimento do ambiente de negócios na região que integra a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é o objetivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apresentou ontem a prefeitos e secretários municipais sua estratégia de atuação para montar um Comitê Territorial na região. A proposta foi apresentada a representantes de dez municípios da AMCG, e hoje, os outros nove conhecerão a proposta no Seminário Territorial que acontece em Telêmaco Borba.

Para o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, a ideia é fortalecer o ambiente de negócios com ações estruturantes em todo o Estado. “Serão formados Comitês Territoriais em todo o Paraná”, conta, destacando que este ambiente só será criado com a sinergia e parceria dos municípios. “Partimos do princípio que, se os problemas são parecidos, as soluções também serão”, completa.

O gerente estadual da unidade de ambiente de negócios do Sebrae, Cesar Ricetti, destacou a importância do pensar territorialmente e com parcerias estratégicas. “O Sebrae tem expertise de negócios, por isso oferecemos essa parceria para fazer a transformação no território dos Campos Gerais”, explicou.

O presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda – “Juca”, avalia que a iniciativa do Sebrae está “oportunizando o crescimento dos municípios por meio da Associação”. “Estamos sempre lutando pelos Campos Gerais e estas parcerias só vêm a somar”, considera.

Para falar sobre a importância da participação dos prefeitos e do debate territorial, o Sebrae convidou o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Para ele, os gestores devem ter uma visão de planejamento a longo prazo, e não somente para um período de quatro anos. “Este planejamento a longo prazo é essencial para a competitividade”, aponta.

Conforme Barros, com o Comitê Territorial será possível os municípios verificarem suas potencialidades, seus riscos e ameaças. “Cada cidade tem suas características. A somatória é que fará a diferença”, disse.

Em sua explanação, o ex-prefeito citou alguns exemplos de como melhorar a gestão municipal para não ficar somente na dependência de repasses nos quais os prefeitos não tem governabilidade, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Tem que focar nas receitas internas, nas quais há governabilidade, articular para cuidar do que é seu”, disse.

Após o Seminário Territorial em Ponta Grossa e Telêmaco Borba será realizada uma reunião com as pessoas que irão compor o Comitê, seguida de capacitação, fórum de debates e plano de ação. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos