30 de novembro de 2021

AMCG debate mercado halal na região

Divulgação

Oportunidades para exportar para um mercado que abrange 22 países e uma comunidade de 1,8 bilhões de pessoas. O mercado halal, que abrange produtos e serviços que são lícitos para o consumo muçulmano, será debatido por gestores e empresários da Associação dos Municípios dos Campos Gerais no próximo dia 8 de dezembro, em Ponta Grossa.

Oportunidades para exportar para um mercado que abrange 22 países e uma comunidade de 1,8 bilhões de pessoas. O mercado halal, que abrange produtos e serviços que são lícitos para o consumo muçulmano, será debatido por gestores e empresários da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no próximo dia 8 de dezembro, em Ponta Grossa. Durante a última reunião ordinária de 2021, a entidade recebe representantes da Cdial Halal, referência global em certificação halal, além do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.

O primeiro contato com a empresa e com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira ocorreu durante viagem da comitiva da AMCG aos Emirados Árabes Unidos no último mês de outubro. “Esta pauta é fruto de contatos realizados na Expo-Dubai. Lá, nós prefeitos, fomos convidados a participar de um evento da Câmara de Comércio e vislumbramos a oportunidade de negócios com a comunidade árabe”, explicou o presidente da Associação e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior. A Cdial Halal e a Câmara de Comércio ofereceram um jantar no dia 12 de outubro ao governador do Paraná, Ratinho Junior, 11 prefeitos e cerca de 200 empresários.

O potencial da região no mercado halal reflete a importância na área agropecuária e também da atividade turística. “Temos potencial em diversos setores que podem se beneficiar com essa certificação”, comenta, destacando a possibilidade de negócios futuros, e, consequentemente, da melhoria de arrecadação dos municípios.

Além da já explorada proteína animal – com o abate hala do frango -, o mercado pode abranger químicos, armazéns, heparina, mel, pimenta, gelatina e colágeno, tapioca e derivados e curtum, como exemplos. “Toda a cadeia é importantíssima para garantir a certificação e ampliar as exportações do país”, explica o CEO da Cdial, Ali Saifi, destacando que o Brasil já é o maior exportador de proteína animal do mundo, e com grandes possibilidades de expansão na comunidade mulçumana. “São poucos os países que tem a oferecer tanta rastreabilidade como o Brasil, temos que aproveitar esse potencial”, acredita Saifi, citando que a expectativa do mercado halal global para 2024 é que atinja U$ 3,2 trilhões. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos