9 de maio de 2024

Aliel preside reunião com ministra da Cultura, que virá a Ponta Grossa

Divulgação

Parlamentar revelou convite para que a ministra Margareth Menezes cumpra agenda em Ponta Grossa no mês que vem.

O deputado federal Aliel Machado (PV) presidiu ontem, 08, audiência pública em conjunto entre as comissões da Cultura, dos Direitos da Mulher e de Fiscalização Financeira, que recebeu a ministra da Cultura, Margareth Menezes. O convite à ministra foi para que ela fizesse um balanço da gestão da pasta no ano passado e também falasse sobre as prioridades para 2024. Durante o encontro, Aliel fez o convite para que a ministra cumprisse agenda com setores culturais da região em Ponta Grossa no próximo mês.

O parlamentar paranaense, que é presidente da Comissão de Cultura, foi autor do requerimento da Comissão para o comparecimento da ministra. De acordo com ele, o convite à Comissão foi feito para que a ministra pudesse apresentar as propostas aprovadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, finalizada em março, além dos planos para gestão no ano de 2024. “Uma grande honra receber a ministra aqui nessa comissão. Admiramos o seu trabalho, a sua atuação e sabemos do grande desafio de recuperar a Cultura depois de um momento tão difícil, tão trágico, pelo qual o nosso país passou”, disse Aliel.

O deputado também entregou à ministra Margareth um manifesto do setor de dublagem, do grupo “Dublagem Viva”, com quem se reuniu em São Paulo nesta semana. “Nós tivemos um encontro em São Paulo, numa reunião da Comissão, porque principalmente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, mas em todo o Brasil, há um movimento muito forte, porque a dublagem não tem o devido respeito e ao longo da história e vem perdendo um protagonismo pelas mudanças na legislação trabalhista, pela dificuldade em relações contratuais e, agora, pela discussão que envolve a inteligência artificial”, destacou ele.

Logo no início da reunião, a ministra fez uma apresentação das ações da pasta, que teve retomado o status de Ministério atual Governo. Durante a audiência, a ministra falou sobre a análise e distribuição dos recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e também falou da importância da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022) e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei 14.399, de 2022). Juntas, elas preveem um repasse de R$ 6,8 bilhões de reais para projetos culturais.

Para a deputada Ana Pimentel (PT-MG) o propósito da audiência foi o de informar os parlamentares sobre temática da Cultura e permitir uma avaliação e fiscalização transversal das políticas públicas que são realizadas e que diretamente interessam às mulheres brasileiras. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

21 de maio de 2024

ACIPG e Sandro Alex debatem melhorias na região

Divulgação

21 de maio de 2024

Lideranças entregam Masterplan para Elizabeth

Divulgação

21 de maio de 2024

Multinacional sueca oferece curso de aperfeiçoamento para trabalhadores da indústria em PG

Divulgação

21 de maio de 2024

Prefeitos da região representam a AMCG na Marcha em Defesa dos Municípios

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos