7 de março de 2024

Aliel Machado é eleito presidente da Comissão de Cultura

Divulgação

Parlamentar paranaense assume compromisso de buscar ferramentas que estimulem o crescimento do setor.

O deputado Aliel Machado (PV-PR) foi eleito por unanimidade ontem, 06, presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana. Ele substitui o deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) na chefia do colegiado.

Para Aliel, a presidência da comissão marca um momento de valorização da pauta e também de desafios de garantia de recursos e consolidação de instrumentos eficientes também para a geração de emprego e renda por meio deste setor, que movimenta cerca de R$ 3 bilhões ao ano.

No atual cenário, a Cultura tem sido um dos cartões de visita do novo governo, com a reativação do Ministério, que havia sido extinto no governo anterior, a implantação de importantes ferramentas como as transferências e editais oriundas das Leis Paulo Gustavo e a Aldir Blanc, bem como com valorização do patrimônio e da diversidade brasileira.

“É uma honra assumir a presidência de uma comissão importante para o país, que vai debater a Cultura durante o ano de 2024. Quando a gente fala de Cultura, estamos falando da nossa própria identidade. Isso diz respeito a nossa história, ao nosso passado e também ao futuro”, reforça Aliel.

O parlamentar destaca ainda pelo momento difícil pelo qual o setor passou nos últimos anos, com os efeitos da pandemia e também com a negação da Cultura pelo governo anterior. “Os artistas e o setor foram muito atacados. O setor teve um esvaziamento financeiro, que é preciso recuperar. Ao mesmo tempo, fico feliz por ter ajudado a aprovar as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Também voltamos a ter a Conferência Nacional de Cultura, que não era realizada há anos”, diz.

Na última semana, foi realizada ainda a 4ª Conferência Nacional de Cultura, celebrando a retomada das políticas para o setor após um hiato de uma década. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento marca a garantia do direito universal manifestado na Constituição de 1988.

PERFIL – Aliel Machado está em seu terceiro mandato de deputado federal. Além da Cultura, o parlamentar paranaense já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e finalizou esta semana o mandato como presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso). Além disso, ele foi relator do projeto que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e estabelece tetos para emissões e um mercado de venda de títulos de carbono (PL 2148/15). O texto foi aprovado pela Câmara no final do ano passado e aguarda votação no Senado. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos