28 de junho de 2024

Aliel Machado é destaque entre os parlamentares mais influentes do Brasil

Divulgação

Levantamento divulgado nesta semana aponta que o deputado ponta-grossense é considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) foi reconhecido mais uma vez como um dos parlamentares mais influentes do Brasil, conforme divulgado hoje, 27, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento anual destaca os 100 “cabeças” do Congresso, que são os parlamentares que comandam os processos decisórios na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além de mais 50 parlamentares em ascensão.

Não é a primeira vez que Aliel Machado aparece na lista dos mais influentes, mas esta é a primeira ocasião em que ele é incluído entre considerados “Cabeças do Congresso”. Este reconhecimento é um reflexo do trabalho do parlamentar na Câmara Federal. Desde o início de seu mandato, Aliel tem se destacado em diversas frentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população através de votações de projetos importantes, participação em reuniões estratégicas e na presidência de Comissões.

“Este reconhecimento reflete o nosso empenho na Câmara Federal. Desde o primeiro mandato, temos buscado ações que contribuam para a melhoria de vida das pessoas, seja nas pautas e votações de projetos importantes, em reuniões que tratam de assuntos ligados aos Estados e municípios, na presidência das Comissões ou qualquer outro tema que exija um posicionamento sério e comprometido”, comentou Aliel Machado.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades definidas pelo estudo. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa reconhece os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, sendo nesta edição eleitos 69 deputados e 31 senadores. Além destes, foram identificados mais 50 parlamentares em ascensão, que são aqueles que têm se destacado em missões partidárias, políticas ou institucionais, cumprindo suas tarefas de forma exemplar.

Aliel Machado, atualmente presidindo a Comissão de Cultura (CCult), tem um histórico de liderança em comissões permanentes, incluindo a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) e a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Ele também foi relator das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e membro titular da Comissão de Educação, entre outras funções.

PAUTA VERDE E SUSTENTABILIDADE – Entre os temas que Aliel Machado tem defendido com destaque na Câmara Federal está a “Pauta Verde”, focada no desenvolvimento sustentável. Ele foi relator do projeto de lei que regulamenta o mercado de crédito de carbono no Brasil (PL 2148/15), aprovado em dezembro do ano passado. Este trabalho culminou com a participação do deputado na COP-28, realizada em Dubai, onde representou o Brasil. Por suas contribuições ao desenvolvimento sustentável, Aliel recebeu o Prêmio Economia Verde e assumiu recentemente a presidência da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia (FpBio). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

23 de julho de 2024

Derrota de Aliel, quarto colocado em pesquisa, o enfraquece no Estado e ainda mais em PG

Divulgação

23 de julho de 2024

Comitiva da ACIPG faz visita técnica a Campo Mourão

Divulgação

23 de julho de 2024

Concurso de Música Sertaneja destaca artistas dos Campos Gerais

Divulgação

23 de julho de 2024

Suposta ‘bomba’ na Prefeitura de Imbaú mobiliza forças de segurança

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos