9 de dezembro de 2021

Aliel entrega Prêmio para personalidades da área da Ciência

Divulgação

Prêmio foi proposto pelo deputado pontagrossense, que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados entregou ontem, 08, o Prêmio César Lattes 2021. A condecoração, proposta pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), homenageia personalidades físicas e jurídicas que se destacaram na defesa e na promoção da ciência, da tecnologia e das inovações no Brasil no ano de 2021.

As indicações foram realizadas pelos membros da Comissão e a seleção foi feita por uma comissão julgadora formada por deputados de diferentes partidos. O prêmio tem por objetivo demonstrar que a Comissão valoriza e reconhece os pesquisadores, cientistas e instituições que promovem ações voltadas para a inovação, o desenvolvimento e a melhoria do bem-estar da nossa população.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e propositor do Prêmio César Lattes, deputado Aliel Machado, falou sobre a importância da valorização da Ciência. “Talvez não haja momento mais oportuno do que este para reconhecermos a importância das nossas instituições, dos nossos cientistas e dos projetos de excelência que tem por objetivo final e principal melhorar a vida das pessoas. Faço um especial agradecimento aos agraciados e seus representantes aqui presentes”, destacou Aliel.

A cerimônia ocorreu durante a reunião da CCTCI e contou com a presença de parlamentares de vários partidos e de alguns dos indicados. Alguns dos condecorados participaram da premiação via on-line. Receberam o prêmio o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marco Antônio Raupp (in memorian) – representado por Elizabeth Alves Mendonça,  ambos indicados pelo deputado Eduardo Cury (PSDB), o representante do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie) professor Fernando Marinho Mezzadri,  indicado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT), o epidemiologista, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal, indicado pela deputada Luiza Erundina (Psol) e a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, indicada pelo deputado Luis Miranda (Democratas).

CÉSAR LATTES – César Lattes (1924-2005) foi um importante cientista brasileiro, nascido em Curitiba (PR), filho de imigrantes italianos. Descobriu junto com outros pesquisadores (o italiano Giuseppe Occhialini e o britânico Cecil Frank Powell) a partícula que mantém o núcleo atômico coeso: o “méson pi” (ou píon).

Embora Lattes fosse o primeiro autor do artigo que descreve o “méson pi”, apenas Cecil Powell foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física, em 1950. A razão para essa aparente negligência é que a política do Comitê do Nobel, até 1960, era conceder o prêmio apenas ao líder do grupo de pesquisa – Powell, no caso. Entre 1949 e 1954, Lattes foi indicado sete vezes ao Nobel de Física.

Em 1999, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) homenageou o cientista brasileiro ao batizar o sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes. A Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos e instituições de todas as áreas do conhecimento. O Currículo Lattes registra a vida profissional dos pesquisadores, sendo elemento indispensável para a análise de mérito e competência dos pleitos apresentados a quase todas as agências de fomento no Brasil. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos