29 de janeiro de 2020

Aliel e Romanelli defendem maior participação das mulheres na política

Divulgação

Parlamentares participaram do encontro estadual que debateu o tema em Curitiba.

O deputado Aliel Machado (PSB) participou no último fim de semana do encontro estadual “Mulher na Política”, promovido pelo PSB Mulher Paraná. Também estiveram presentes lideranças nacionais e estaduais, como os deputados Luiz Romanelli e Luciano Ducci (ambos do PSB-PR), além da Secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires.

Durante sua fala no evento, Aliel chamou a atenção para a necessidade de maior participação das mulheres na política. O deputado observou que, apesar de o PSB ter sete representantes – entre estaduais e federais -, não há nenhuma mulher parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, as mulheres têm um simbolismo muito grande na condução das famílias e também da sociedade, apesar de no contraponto elas ocuparem pouquíssimos espaços de decisão. “Se hoje a política está um grande caos é porque falta essa sensibilidade da mulher nessas decisões. Por isso lá em Brasília, eu sou defensor de que deveríamos para o legislativo sempre votar duas vezes, votar num homem e numa mulher, para que o legislativo fosse composto meio a meio”, defendeu Aliel.

Aliel ainda aproveitou para fazer um diagnóstico do atual momento político no país. “Nós vivemos um momento muito difícil. É um momento de negação da política, um momento de crise econômica, que afeta diretamente as famílias. E hoje há uma disputa no campo político pra definir que rumo o nosso país vai tomar. Essa negação da política prejudica aqueles que mais precisam e a grande razão da existência do PSB é a luta contra as injustiças, contra as desigualdades, elas destroem as famílias”, analisou.

ELEIÇÕES – O deputado Romanelli, vice-presidente do PSB do Paraná, também defendeu a participação das mulheres na política e disse que o partido vai garantir o porcentual de 30% das vagas para candidatas a vereadora e incentivar as candidaturas femininas na disputa das prefeituras paranaenses nas eleições de outubro.

“O que queremos é organizar, fortalecer, proporcionar formação e incentivar a participação feminina na atividade partidária e ampliar o número de candidatas nas eleições municipais de outubro. Pretendemos construir candidaturas representativas de todos os segmentos”, disse Romanelli.

O grande desafio neste momento, segundo Romanelli, é ampliar a participação das mulheres na política. O país vive uma crise moral e de credibilidade sem precedentes. A política foi criminalizada, a tal ponto que mesmo os que exercem a política com honradez, decência e responsabilidade são vistos com desconfiança. “É o momento certo para as mulheres participarem da política partidária e disputar cargos eletivos. Porque, como já sabemos, as mulheres fazem a diferença, onde quer que atuem. É justamente neste momento de crise moral e de credibilidade que as mulheres precisam se engajar para serem as agentes da real mudança”.

PROJETOS – Em Brasília Aliel já debateu e apresentou projetos em defesa das mulheres. Entre eles o projeto sancionado recentemente pelo Presidente e que prevê alterações na Lei Maria da Penha. De acordo com o PL, homens que respondem por agressão contra a mulher podem ter a arma de fogo apreendida após a denúncia. Já outro projeto neste sentido altera a Lei Ficha-Limpa e torna inelegíveis homens agressores de mulher.

O parlamentar também tem atuado para combater a violência contra a mulher nos municípios paranaenses. Através de emendas individuais, Aliel já destinou viaturas específicas para atendimento à violência contra a mulher para as Guardas Municipais de Ponta Grossa e Irati. (Com assessorias)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos