13 de março de 2024

Aliel é homenageado com placa em Comissão na Câmara Federal

Divulgação

Parlamentar, que presidiu a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, participou do descerramento da placa na Galeria dos Presidentes.

O deputado federal pontagrossense Aliel Machado (PV-PR) participou hoje, 13, do descerramento da placa na Galeria dos Presidentes da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), na Câmara dos Deputados. A homenagem faz parte da troca no comando do colegiado para 2024. O parlamentar, que já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, passa agora a liderar a Comissão de Cultura.

“Foi uma grande alegria presidir essa comissão que é tão importante para toda a sociedade. Tivemos vários desafios, muitas conquistas e outras ainda teremos que lutar. Continuarei agora como membro da comissão, ajudando no que for preciso”, disse Aliel.

Entre as pautas defendidas durante a presidência do paranaense na Comissão estão a ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, que é um tratado internacional que visa promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas idosas. Além disso, uma missão oficial, liderada pelo deputado Aliel, esteve com o Papa Francisco no Vaticano para entregar uma homenagem pelos serviços prestados pelo pontífice em defesa dos idosos no mundo. O Prêmio Zilda Arns, proposto pelo parlamentar, foi aprovado por unanimidade e entregue em uma audiência que durou mais de 40 minutos no Vaticano.

Durante sua fala, Aliel destacou ainda a unidade da comissão, superando qualquer divergência política. “É realmente gratificante ver que as diferenças políticas foram deixadas de lado em prol de um objetivo comum, priorizando a pauta da pessoa idosa. É muito importante destacar e celebrar esses avanços”, afirmou o deputado.

NOVO DESAFIO – O papel de destaque que o parlamentar pontagrossense vem tendo na Câmara dos Deputados deve continuar este ano. Além de já ter presidido duas Comissões importantes na Casa, Aliel assumiu esta semana a presidência da Comissão de Cultura. É a terceira comissão consecutiva do deputado. No total, a Câmara tem apenas 30 comissões permanentes, composta por 30 titulares, para 513 parlamentares.

Ainda reforçando o seu papel de liderança no Congresso, Aliel relatou ainda o projeto sobre o Mercado de Carbono (PL2148), um dos projetos considerados mais importantes para o futuro do país. Com a relatoria, o parlamentar foi um dos integrantes da comitiva brasileira na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O PL foi aprovado em dezembro pela Câmara e seguiu para o Senado Federal. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos