3 de outubro de 2019

Aliel comemora manutenção do PIS aos trabalhadores

Arquivo

Parlamentar encaminhou requerimento ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo explicações.

O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou a decisão dos senadores de retirar da Reforma da Previdência o trecho que dificultava o acesso dos trabalhadores ao abono do PIS. Hoje o benefício é pago uma vez por ano aos trabalhadores com carteira assinada que ganham até dois salários mínimos. A proposta do Governo era reduzir a renda máxima que dá direito ao abono para R$ 1.364,43. Com isso milhões de brasileiros perderiam o direito.

“Sabemos que uma reforma era necessária. O tema é importante e buscamos fazer sempre o bom debate, com responsabilidade. Mas o texto apresentado irá atingir, em 20 anos, 92% das pessoas que ganham até dois salários mínimos. Por isso, tivemos uma vitória no Senado com a retirada da proposta que acabava o PIS de milhões de pessoas. Essa é uma boa notícia para os trabalhadores e empresários, pois o abono ajuda a economia dos municípios. É dinheiro que sai do cofre do Governo direto para os municípios”, destacou.

Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que, com a mudança, mais de 1,06 milhões de trabalhadores paranaenses deixariam de receber o benefício. Em Ponta Grossa, o impacto da mudança deve atingir 71,42% dos trabalhadores que tem direito de receber o abono salarial. Atualmente, o Município tem 44.329 pessoas aptas a receber o benefício, as alterações na regra diminuiriam o número para 12.651, ou seja, 31.678 trabalhadores deixariam de receber o valor.

Esse foi um dos pontos criticados pelo parlamentar durante toda a discussão na Câmara dos Deputados. Aliel foi membro titular da Comissão que analisou a proposta e foi autor, junto com o partido, de uma emenda que manteve o tempo de contribuição mínima de 15 anos para os homens. A proposta do Governo era aumentar para 20 anos, o que faria com que muitos homens não conseguissem mais se aposentar.

“Criticamos muito esses pontos que atingem em cheio quem ganha menos quando a reforma foi aprovada na Câmara. O que os deputados não conseguiram fazer essas mudanças que os senadores fizeram agora, reparando esse erro que seria a retirada do PIS. Mesmo assim a reforma foi muito injusta. Lutamos muito para que ela cortasse privilégios de verdade. Mas acabou prejudicando quem ganha menos”, afirmou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos