13 de abril de 2020

ACIPG lança campanha pela reabertura do comércio sem rodízio

Arquivo

A entidade quer ouvir o comerciante. Quer saber dele quais os desafios, os problemas, as dores, e juntos discutir e encontrar soluções.

Em nota divulgada para a Imprensa agora à noite, 13, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) anunciou que estará lançando uma campanha defendendo o fim do rodízio no comércio decretado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) em vigor desde o último dia 06. “Abertura do comércio aconteceria todos os dias evitando acúmulos por restrição”, defende a entidade.

A campanha da ACIPG que convida “a comunidade refletir sobre a quarentena” e “propõe a trabalhar na conscientização do empresariado local” apresenta como propostas:

1 – Limitar número clientes dentro das lojas;
2 – Adotar sistema portaria com higiene ao entrar e sair dos estabelecimentos (seguindo as normativas da Prefeitura);
3 – Não atender grupos de risco;
4 – Evitar aglomerações;
5 – Atendentes com máscara;
6 – Permitir entrada apenas com o uso de máscara;
7 – Estipular horários diferenciados por setor para evitar aglomeração em transporte coletivo.
Ainda de acordo com a nota, “a ACIPG se disponibiliza a auxiliar a Prefeitura e a comunidade nesta campanha onde juntos poderemos amenizar os impactos negativos que a Covid-19 trouxe para a sociedade e para a economia”.

A entidade cita que Ponta Grossa está em quarentena desde 20 de março e afirma que como não existe consenso entre as práticas de isolamento, buscou um posicionamento “baseado no contexto e realidade local”. Neste sentindo, a ACIPG defende que seja adotado o isolamento parcial por Distanciamento Social Seletivo (DSS), conforme orientação do Ministério da Saúde contida em seu boletim nº 7, do dia 06 de abril de 2020. “Nossos números atendem os parâmetros propostos, isto é, se a capacidade de saúde instalada do município estiver utilizada em menos de 50%”, diz o documento, que cita dados do último boletim epidemiológico divulgado na tarde de hoje, antes da confirmação do 6º caso de coronavírus, feita pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) à noite.

“Isto comprova que neste momento adotar medidas de Distanciamento Social Seletivo é uma alternativa equilibrada e necessária neste momento, para a condução da nossa cidade ante a crise”, propõe a ACIPG.

ACP – A campanha lançada pela ACIPG é parecida com o convite feito pela Associação Comercial do Paraná (ACP) na semana passada para que os comerciantes do Estado reabrissem as portas nesta semana. Após recomendação do Ministério Público do Estado, a entidade voltou atrás e pediu que os comerciantes mantivessem o isolamento social e não reabrissem os seus estabelecimentos.

CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA DA ACIPG:

Nota Oficial:

ACIPG CONVIDA A COMUNIDADE A REFLETIR SOBRE A QUARENTENA

Em nossa cidade desde anúncio da quarentena em 20 de março passado, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial e Ponta Grossa (ACIPG) vem procurando compreender todo o cenário em virtude da Covid-19, bem como respeitar as decisões impostas pelo poder público, seja nas esferas federal, estadual e municipal.
Todos temos acompanhando diversas manifestações de especialistas e cientistas, porém não existe consenso e muito menos um juízo seguro em relação as práticas de quarentena, seja ela, total (Lockdown), o Distanciamento Social Ampliado (DSA), ou o parcial por Distanciamento Social Seletivo (DSS).
Como o cenário atual não permite a ninguém afirmar com segurança qual o melhor sistema de quarentena a adotar, nos resta buscar um posicionamento baseado no contexto e realidade local. Números estes, construídos pela comunidade ponta-grossense, que entendeu e atendeu as determinações estruturadas inicialmente pela Prefeitura.
Diante deste panorama, a ACIPG apoia a orientação do Ministério da Saúde contida em seu boletim nº 7, do dia 06 de abril de 2020, para que se implante o DSS, haja visto, que nossos números atendem os parâmetros propostos, isto é, se a capacidade de saúde instalada do município estiver utilizada em menos de 50%.
Além disso, o posicionamento da ACIPG está alicerçado pelo fato de termos evidências comprovadas, através dos atuais números de nossa cidade em relação ao Covid-19. Segundo o Relatório da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 13 abril, contamos em Ponta Grossa com apenas 5 casos confirmados e já curados, 121 casos descartados, 7 casos em observação e nenhum óbito até o momento.
Isto comprova que neste momento adotar medidas de Distanciamento Social Seletivo (DSS) é uma alternativa equilibrada e necessária neste momento, para a condução da nossa cidade ante a crise.
Entendendo seu papel em somar esforços no combate a atual crise, a ACIPG se propõe a trabalhar na conscientização do empresariado local, através de campanha que destacará os seguintes pontos a seguir:

1-    Limitar número clientes dentro das lojas;
2-    Adotar sistema portaria com higiene no entrar e sair (seguindo as normativas da Prefeitura);
3-    Não atender grupos de risco;
4-    Evitar aglomerações
5-    Atendentes com máscara
6-    Permitir entrada apenas com o uso de máscara
7-    Estipular horários diferenciados por setor para evitar aglomeração em transporte coletivo.

Desta forma abertura do comércio aconteceria todos os dias evitando acúmulos por restrição.
A ACIPG se disponibiliza a auxiliar a Prefeitura e a comunidade nesta campanha onde juntos poderemos amenizar os impactos negativos que a Covid-19 trouxe para a sociedade e para a economia.
Reforçamos à população, na utilização do comércio, que adotem medidas de distanciamento bem como medidas de higiene e uso das máscaras.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos