2 de abril de 2020

A palavra é transformação: e a população está diante de uma grande oportunidade, artigo de Requião Filho

Arquivo

Coragem! Quando tudo isso passar, o mundo não será mais o mesmo. E não vai voltar ao normal, porque a realidade anterior era o problema. Sei que isso choca, mas o momento pede reflexão e transformação.

Estamos vivendo um capítulo da história mundial em que em muito se parece com antigas crises humanitárias e sociais, da gripe espanhola a outras grandes pandemias. Mas temos agora, ao nosso favor, uma ferramenta que possibilita o debate global sobre o assunto. Todos temos o poder de fazer reverberar a nossa voz, a nossa opinião. E chegou a hora de usar esses artifícios da comunicação virtual para conhecer melhor aqueles a quem entregamos o bastão do poder, e cobrá-los impiedosamente, por soluções definitivas. Que revolução, senhores!

Mas temos pela frente um futuro incerto, em que a fome, o desemprego, a escassez de recursos financeiros e a nossa saúde estarão em lados opostos. E no momento em que mais precisamos de ajuda, nos deparamos com o poder público paralisado, inerte diante disto tudo.

Oras, esta deveria ser a hora em que aquele que foi eleito para representar os anseios do povo no Executivo deveria revelar a sua verdadeira vocação. Agora seria a hora de ser um líder, não um menino omisso lendo um teleprompter. Seria o momento ideal para chamar pra si a responsabilidade!

Ele tem o dever de tomar decisões eficazes e rápidas, porém não o faz. Temos um governador que age somente sob pressão, mas com resultado pouco efetivo. É cobrado há anos, mas nunca nos ouviu quando pedíamos a isenção de impostos para ajudar micros e pequenos empresários. Ou quando clamávamos pelo fim da cobrança antecipada de ICMS, como a Substituição Tributária que esfola o bolso dos comerciantes paranaenses. São medidas que sempre se fizeram necessárias, mas ao invés de peitar essa grande transformação para o Paraná, ele decide agora, no meio do incêndio, pelo paliativo e temporário, somente enquanto durar a quarentena.

A gente já sabia, governador! Essa conta será cobrada depois… sim, pois no projeto apresentado pelo Chefe do Executivo no combate à crise, a aplicação de políticas públicas está descrita de maneira vaga, frágil e interesseira. O Governo está surfando na onda do Covid-19 para fazer propaganda, mas nada que vá realmente fazer a diferença na vida das pessoas neste mundo novo que se descortina.

Postergar a cobrança do ICMS não é o mesmo que acabar com ela! Ficar em cima do muro também não vai resolver. E a gente sabe que nem sempre foi assim!

Se o governo fosse nosso, medidas em defesa das micro e pequenos empresários, ou pela geração de emprego, seriam bem mais eficazes mesmo sem a pandemia. Seriam políticas permanentes. Imagine agora com a crise, estaríamos fazendo o possível e o impossível para garantir a manutenção dos empregos.

Muita gente aqui sabe do que estou falando. Houve um tempo no Paraná em que conseguimos atrair novos negócios, mesmo em épocas de crise, e trazer desenvolvimento ao Estado.

Tínhamos leis que beneficiavam os menos favorecidos, facilitando o acesso ao crédito, financiamento dos tratores com equalização da taxa de juros vinculada ao preço do milho. O agricultor, por exemplo, pagava em quantidade de sacas de milhos produzidas, se não tivesse safra por qualquer motivo, e o FDE bancava.

Afinal, é pra isso que servem esses recursos chamados públicos! Tínhamos políticas voltadas aos micros e pequenos empreendedores pela Agência de Fomento, com juros baixos 1% am não capitalizados, prazo e acessibilidade ao crédito sem muita burocracia.

Agora, o que propõem nesse Governo, não vai resolver a situação. Apesar de uma bela manchete e já ser um começo, não será o suficiente. Em outros tempos, teria sido bem diferente, teria sido mais firme e mais solidário. Vivemos um momento de rever as ações de nossos governantes que, infelizmente, demonstram total despreparo e desinteresse para lidar com situações de grave risco. Que fique a lição e que todos lembremo-nos disso nas próximas eleições.

* Requião Filho é advogado e deputado estadual do Paraná pelo MDB.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos