ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos

Divulgação

A Prefeitura de Ortigueira investirá com recursos próprios mais de R$ 10,6 milhões na obra.

Especial para o Blog do Johnny

O Blog do Johnny dá continuidade hoje, 24, a série de entrevistas com os prefeitos das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul, que avaliam o primeiro ano do mandato diante do desafio da pandemia do Coronavírus e as perspectivas de desenvolvimento para este ano que se inicia.

Passado o primeiro ano de gestão, com muitas dificuldades enfrentadas por conta da Covid-19, o prefeito Ary de Oliveira Mattos tem uma expectativa bastante positiva para 2022. Entre as metas aparecem o reforço da vacinação e a garantia do suporte para as famílias mais afetadas pela pandemia. Com a experiência de já ter sido vereador, o prefeito de Ortigueira afirma ter as condições necessárias para identificar as necessidades da população e poder solucioná-las com ações e projetos.

Como avalia o primeiro ano de mandato?

Apesar de começar o primeiro mandato em um ano turbulento decorrente da pandemia de Covid-19, avalio esse primeiro ano de governo com grande excelência. Realizamos diversas melhorias em várias áreas de serviço, como saúde, educação, infraestrutura urbana, ação social, turismo e na área do trabalho.

Traçamos com organização e disciplina nossas metas iniciais de governo. Portanto, classifico esse primeiro ano de mandato como um período fundamental para uma sequência de sucesso para os próximos anos.

O que coloca como principal feito neste início de gestão?

Com certeza, os principais feitos deste início de gestão foram:

– Compra do terreno para realização do Polo Industrial;

– Compra do terreno para realização do novo Hospital Municipal;

– Implantação do SAMU;

– Início do planejamento e construção do Complexo Educacional Municipal;

– Assinatura da ordem de serviço para construção da nova Escola Municipal com ensino integral;

– Melhorias gerais na infraestrutura urbana (pavimentação asfáltica, novos semáforos, nova iluminação na cidade);

– Melhorias na área da saúde (vacinação efetiva, diversos exames gratuitos para a população, inúmeros procedimentos odontológicos, campanhas sociais gerais);

– Melhorias gerais nos setores da Agricultura, Ação Social, Turismo e Agência do Trabalhador.

O primeiro ano, normalmente, é o mais difícil para os gestores municipais. O que ficou para trás e não pôde ser feito?

Com certeza a crise hídrica em que a região está passando foi um grande problema para nós. Espero que nesse novo ano de 2022, esse problema possa ser solucionado para o bem de todos os habitantes dos Campos Gerais do Paraná.

“Na área da educação, já assinei no começo desse ano a ordem de serviço que autoriza a construção da Nova Escola Municipal com Ensino Integral, composta por 17 Salas de Aula divididas em 3 blocos pedagógicos, contendo rampas e escadas, um bloco de serviços e outro administrativo, além de quadra poliesportiva coberta, na localidade do Complexo Educacional – Vila Nova. Esta será a primeira escola de ensino integral da história do Município de Ortigueira”.

De que maneira a passagem pela Câmara de Vereadores, com a identificação das necessidades da população, ajudou na elaboração de ações e projetos agora no Executivo?

A experiência que obtive no Legislativo contribuiu plenamente para planejar e realizar as ações no Executivo. Portanto, minha passagem pela Câmara de Vereadores foi extremamente importante para identificar as necessidades da população e poder solucioná-las com ações e projetos.

Com tantos desafios impostos pelos reflexos da pandemia e da questão econômica que passa o país, quais os maiores desafios para o ano de 2022?

O ano de 2021 não foi um ano fácil. Foi um ano de muitas perdas, porém, tivemos grandes conquistas, principalmente com relação à vacinação de nossa cidade, no qual 98,56% de nossa população já está vacinada com o Covid-19.

Para 2022, projetamos um ano ainda de mais vitórias, reforçando as doses de vacina da população e realizar novos projetos sociais que amparem financeiramente e socialmente as comunidades mais afetadas pela pandemia.

Em meio a pandemia, Saúde e Educação são setores que demandam muita atenção e investimentos. Agora, no início de 2022, o que a população pode esperar do seu governo para estas duas áreas?

Com relação à saúde e educação, possuímos grandes metas a cumprir, inclusive já começamos a concretizar alguma delas. Na área da educação, já assinei no começo desse ano a ordem de serviço que autoriza a construção da Nova Escola Municipal com Ensino Integral, composta por 17 Salas de Aula divididas em 3 blocos pedagógicos, contendo rampas e escadas, um bloco de serviços e outro administrativo, além de quadra poliesportiva coberta, na localidade do Complexo Educacional – Vila Nova. Esta será a primeira escola de ensino integral da história do Município de Ortigueira. Além disso, em 2021 adquirimos 08 novos ônibus escolares para os estudantes, já agora em 2022 estamos esperando a chegada de mais 22 ônibus escolares, ou seja, um reforço extremamente importante para o setor estudantil.

Com relação à saúde, a Prefeitura de Ortigueira já iniciou o entendimento com empresas para fins de elaboração dos projetos visando construção do novo hospital, sendo já realizada a aquisição do terreno. O terreno se encontra em um perímetro central da cidade, em uma área privilegiada para auxiliar no fácil acesso por parte dos moradores da cidade.

O que já foi feito de investimentos no último ano e o que está planejado para os próximos anos de sua gestão? Como está o orçamento para colocar em prática os principais projetos?

Além dos projetos e iniciativas já citadas, no último ano realizamos diversos serviços de pavimentação asfáltica e pretendemos fazer com que esse desempenho se desenhe no mesmo ritmo para esse ano de 2022, inclusive recentemente assinei a ordem de serviço para realização da pavimentação asfáltica em trechos da Avenida Paulo Siqueira e da Rua Ivan Ferreira do Amaral.

Como está o planejamento para obras e investimentos em 2022, já que por ser um ano eleitoral há uma série de restrições para a liberação de recursos?

Para o setor de obras e investimentos para 2022, pretendemos dar início a implantação do Polo Industrial Municipal, bem como realizar a pavimentação asfáltica de localidades de nossa cidade que ainda não contam com esse tipo de melhoria.

Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?

Muito boa! Sempre mantivemos um excelente relacionamento. A atual gestão do Governo do Estado sempre nos atendeu muito bem, com muita prontidão por parte dos deputados, governador e secretários de Estado em geral.

E neste cenário eleitoral, qual a expectativa em relação ao próximo governo? Já dá para definir as principais demandas do Município?

Com relação ao próximo governo, espero que este dê seguimento aos trabalhos desenvolvidos pelo governo atual, que vem realizando um excelente trabalho no Paraná, principalmente nos Campos Gerais.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de junho de 2022

HU-UEPG abre mais 10 leitos cirúrgicos

Divulgação

29 de junho de 2022

Ratinho Junior anuncia criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Irati

Arquivo

28 de junho de 2022

Aliel entrega reforma de ginásio em Irati e recursos para a região

Divulgação

28 de junho de 2022

Em Brasília, Elizabeth busca mais médicos e recursos para a Saúde

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista