22 de setembro de 2019

Sanepar forma multiplicadores em saneamento em Tibagi

Divulgação

Parceria com o Município tem o objetivo de inibir irregularidades nas ligações de esgoto e a poluição ambiental. O problema foi constato em função do mau cheiro, principalmente no Centro e no bairro Santa Paulo.

A Sanepar promoveu em Tibagi a primeira formação de Multiplicadores em Saneamento. O curso, feito em parceria com a Prefeitura, foi direcionado a agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, professores e coordenadores da rede municipal de ensino.

O evento realizado nesta semana abordou as Políticas Nacionais de Saneamento e de Recursos Hídricos, o Programa Se Ligue na Rede, os Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário em Tibagi e as principais ferramentas para Educação Ambiental.

De acordo com a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, a formação de Multiplicadores em Saneamento faz parte de um conjunto de iniciativas que estão sendo adotadas pelo Município, com apoio da Sanepar, para combater ligações irregulares de esgoto e com isso evitar a poluição do meio ambiente e transtornos à comunidade.

Após a primeira capacitação, os multiplicadores interessados passarão para uma próxima etapa de formação que vai prepará-los para desenvolver as vistorias técnicas nas ligações de esgoto dos imóveis.

Esta parceria entre a Sanepar e o Município teve início em função do mau cheiro em alguns pontos da cidade, especialmente no Centro e no bairro Santa Paula. Após uma verificação pelas equipes da Sanepar, foi constatado que o problema tem origem no lançamento irregular de esgoto nas galerias de águas pluviais, o que é proibido.

“Por isso firmamos parceria com o município de Tibagi, com o objetivo de orientar a população sobre a importância da interligação correta dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário, o que envolve capacitações, vistorias técnicas, curso para a formação de encanadores, abordagens domiciliares e atividades de educação ambiental”, detalha Crislaine. As ações serão desenvolvidas continuamente nos próximos meses.

FAÇA A COISA CERTA – O Decreto Estadual n.º 3926, no Artigo 21, determina que é proibido ligar água de chuva na rede de esgoto. Também é proibido despejar esgoto nas galerias de águas pluviais.

A água das calhas e ralos deve ser direcionada para a galeria de água pluvial, instalada pelo Município. A galeria, formada por manilhas de concreto e bocas de lobo, compõe o sistema de drenagem da cidade. A água da chuva segue pelas galerias até chegar ao rio. Portanto, se houver despejo indevido de esgoto nessa tubulação ele será lançado diretamente no meio ambiente.

O esgoto tem como destino final uma estação de tratamento. Para cumprir a finalidade para o qual foi construído, o sistema de coleta e de tratamento depende de que cada cliente faça a sua parte dentro das normas técnicas. Não misturar o esgoto com a água da chuva é uma delas.

Na rede da Sanepar só deve ser lançado o esgoto, ou seja, a água servida do banheiro, cozinha e lavanderia. Se a água da chuva for canalizada para a rede coletora pode haver sobrecarga na tubulação e há possibilidade do retornar para dentro de algum imóvel, normalmente por ralos ou pelo vaso sanitário, ou ainda transbordar nas vias públicas, prejudicando toda a comunidade. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos