28 de maio de 2019

MP emite recomendação à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Telêmaco para coibir nepotismo cruzado

Arquivo

No prazo máximo de dez dias, deverão ser exonerados dos respectivos cargos, treze pessoas – duas na Câmara e onze na Prefeitura – cujas nomeações configuram a prática de nepotismo interinstitucional.

No Município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu recomendação administrativa à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores com o objetivo de coibir o nepotismo cruzado entre os órgãos. O documento foi elaborado após investigação que identificou a ocorrência da prática entre os referidos poderes (denominada nepotismo interinstitucional ou transnepotismo).

A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca verificou diversas nomeações nos dois órgãos de pessoas que mantinham relações de parentesco com agentes públicos que estavam à frente dos Poderes Legislativo e Executivo do Município. Os fatos vêm ocorrendo desde 2017. Ao expedir a recomendação, o MP-PR destaca que a prática “se materializa nas trocas de favores entre os poderes, em que o agente político, valendo-se de sua prerrogativa de nomeações de cargos em comissão, utiliza-se para fins de nomeação de apadrinhados ou mesmo parentes de outros poderes”.

Com a recomendação, o MP-PR orienta que os chefes dos referidos poderes se abstenham de permitir o provimento – por nomeação ou contratação –, em cargos públicos municipais em comissão e funções de confiança, de pessoas que estejam na condição de cônjuge, companheiro ou parentesco (consanguinidade, afinidade ou civil), até terceiro grau com o prefeito municipal, vice-prefeito municipal, vereadores, secretários municipais, ocupantes de cargos comissionados e funções de confiança, inclusive a nomeação cruzada (nepotismo cruzado) das pessoas nestas condições. A proibição estende-se às contratações de pessoas jurídicas cujos sócios ou administradores possuam a mesma condição.

Além disso, no prazo máximo de dez dias, deverão ser exonerados dos respectivos cargos, treze pessoas – duas na Câmara e onze na Prefeitura – cujas nomeações configuram a prática de nepotismo interinstitucional. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos