26 de fevereiro de 2019

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre temporada de 2019 neste sábado

Divulgação

O primeiro concerto do ano acontecerá no Cine-Teatro Ópera. A regência será do maestro Rafael Rauski com repertório baseado na obra do compositor finlandês Jean Siberius.

A Prefeitura de Ponta Grossa abre neste sábado, 02, a Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG). O primeiro concerto do ano acontecerá no Cine-Teatro Ópera, com ingressos antecipados à venda no Conservatório Maestro Paulino a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A regência será do maestro Rafael Rauski com repertório baseado na obra do compositor finlandês Jean Siberius.

A OSPG atualmente é composta por 50 músicos, divididos entre os quatro naipes, que recebem uma bolsa de estudos para possibilitar seu aprimoramento técnico e artístico. Mantida pela Prefeitura e administrada pela Fundação Municipal de Cultura, a Orquestra alcançou um público superior a 4.500 pessoas em 2018 durante concertos em igrejas, praças e teatros.

“Ponta Grossa é uma das únicas cidades do Brasil que tem seguido com o compromisso de manter na ativa uma orquestra financiada pela Prefeitura, além do Coro, da Banda Lyra e do Grupo de Teatro. Isso deve ser motivo de orgulho para os pontagrossenses, pois temos nos consolidado cada vez mais como um verdadeiro polo de conhecimento”, destaca o presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante.

HISTÓRIA – Jean Siberius começou os estudos em Helsinque em 1886. Em 1889, foi para Berlim a fim de continuar seus estudos de composição com Becker. Voltou a Helsinque em 1891 e, imediatamente, deixou sua marca com a sinfonia coral ‘Kullervo’, embora tenha precisado mais de uma década para firmar um estilo totalmente consistente e fugir à poderosa influência de Tchaikovsky. Estágios importantes desse percurso foram marcados pela suíte ‘Karelia’, o grupo de quatro poemas sinfônicos sobre o herói lendário Lemminkäinen (incluindo o cisne de ‘Tuonela’), a imponente ‘Finlândia’ e as duas primeiras sinfonias.

Como sugerem estes títulos, Sibelius foi estimulado pelo movimento nacionalista finlandês, por suas leituras da mitologia finlandesa (Kullervo e Lemminkäinen são ambos personagens do Kalevala, que também seria fonte de temas para poemas sinfônicos posteriores) e pela música folclórica da Carélia. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos