11 de janeiro de 2019

Aliel defende importância do Plano Nacional de Educação

Divulgação

De acordo com o parlamentar, com a execução do projeto, o país resolveria boa parte dos problemas educacionais.

Membro titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados desde o início do primeiro mandato, o deputado federal Aliel Machado (PSB) destacou a importância da execução do Plano Nacional de Educação (PNE) como prioridade para o país na próxima legislatura. Aprovado pelo Congresso Nacional em 2014, o PNE tem vigência de 10 anos, mas ainda está longe de ser implementado integralmente.

Em entrevista a um site de Goiania, Aliel alertou que a implementação do PNE é o maior desafio. “O Plano foi debatido de maneira muito ampla em todo o Brasil. Entendeu as particularidades, os problemas da educação brasileira desde o nível básico até a educação superior. Com a execução do PNE nós resolveríamos, pelo menos em parte, os problemas educacionais do Brasil. Acontece que com a crise econômica, nós estamos naufragando na tentativa da implementação e as metas ali estabelecidas não serão possíveis por vários fatores, um deles, talvez o principal, a retirada de recursos. Sem dinheiro não dá para fazer política pública”, avaliou o deputado.

Um dos avanços do Plano foi, por exemplo, ter alcançado o índice de 92% de crianças entre 4 e 5 anos na educação infantil. Por outro lado, no item que trata da formação de jovens e adultos integrada à educação profissional, o valor está muito abaixo do previsto até 2024. A meta é oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, com cursos profissionalizantes. Em 2015, o percentual era de 3%, mas esse índice caiu para 1,5% em 2017.

“A educação sempre foi uma de nossas bandeiras, desde o movimento estudantil. Participei, mesmo sem mandato, da elaboração do Plano Nacional. E agora, como deputado e membro da Comissão de Educação, temos a obrigação de lutar pela sua implementação integral. Com isso podemos mudar o país de uma vez por todas”, disse Aliel.

Para este ano a expectativa é que o tema continue sendo discutido. Afinal de contas a educação envolve 49 milhões de estudantes, baixos índices de aprendizagem e quase três milhões de crianças e jovens fora da escola. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos