6 de dezembro de 2018

Aeroporto Sant’Ana poderá contar com dois voos diários para Viracopos-Campinas

Divulgação

A partir do próximo ano, poderá aumentar o número de voos comerciais no Aeroporto Sant’Ana. A expectativa é que o aeródromo passe a contar com um voo pela manhã, por volta das 9 horas, e outro de noite, próximo às 19 horas.

Foi realizada na tarde de hoje, 06, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e a Phenix Airport Management, empresa de consultoria aeronáutica, para discutir a certificação IFR do Aeroporto Sant’Ana, que permite a operação de voos por instrumentos. O objetivo é de com a homologação também seja ampliada a oferta de voos comerciais.

Segundo o prefeito e secretário de Indústria, que administra o aeródromo, Marcelo Rangel (PSDB), a Azul Linhas Aéreas, que hoje disponibiliza voos quatro vezes por semana para Campinas/SP, já prometeu a expansão da sua operação. “Com a garantia da IFR e o sistema de instrumentos em operação poderemos ter, a partir de março, dois voos diários rumo a Campinas. Um de manhã, por volta das 9 horas, e outro de noite, próximo às 19 horas. Também estamos desenvolvendo um plano de estudo para viabilizar linhas para outros destinos”, conta Rangel.

Outro processo em andamento, segundo o prefeito, é a produção das cartas de navegação. “Estamos realizando o levantamento topográfico dos pontos mais altos da cidade para viabilizar o mapa aéreo, solicitado aos órgãos técnicos de aviação”, destaca.

INVESTIMENTOS – A gestão já vem investindo na estrutura do aeroporto municipal para conseguir a certificação IFR há um tempo. Além de diversas readequações, após a compra da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA) toda a pista foi revitalizada. O investimento foi superior a R$ 4 milhões.


Aumenta a movimentação no Aeroporto

A Prefeitura Municipal também divulgou hoje o balanço da movimentação do Aeroporto Sant’Ana do último mês. Em comparação a novembro do ano passado os totais de passageiros e aeronaves duplicaram, chegando a 4.248 e 1610, respectivamente.

A modalidade que registrou o maior número de usuários foi a comercial, operada pela Azul Linhas Aéreas, que movimentou 1.558 passageiros em 30 pousos e decolagens. Em segundo lugar ficou o aeroclube, com 1.426 embarques e desembarques em 1.296 voos.

Na categoria geral, que inclui aviação executiva e transporte de passageiros pelos serviços aeromédico e aeropolicial, por exemplo, os totais ficaram em 284 pousos e decolagens e 264 passageiros, contra 116 e 158, respectivamente, em novembro de 2017. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos