31 de agosto de 2018

População pode opinar no planejamento da cidade via formulário online

Divulgação

Na próxima semana também serão feitos encontros presenciais abertos a propostas.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) criou um formulário online para facilitar a participação da comunidade no desenvolvimento dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob). Na segunda e terça-feira, 3 e 4 de setembro, serão realizadas duas oficinas comunitárias que fomentarão a discussão de propostas e ideias a serem incluídas nos documentos, que planejam a cidade para os próximos 10 anos.

Segundo o presidente do Instituto, Ciro Ribas, a expectativa é conhecer as sugestões dos munícipes para melhorar Ponta Grossa. “Podem ser apontadas sugestões para os seguintes itens: ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”, aponta, afirmando que também serão disponibilizados formulários impressos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.

O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro e o desenvolvimento dos planos está na fase de proposições. Além do formato online, a população também pode participar das oficinas comunitárias. A participação é gratuita e aberta para toda a comunidade.

URBETEC – Para a produção dos planos, a Prefeitura Municipal conta com a consultoria da empresa Urbtec, que já possui experiência com modelos de outras cidades. “Cada município é único em seus problemas e soluções. Ponta Grossa é mais um desafio para a nossa equipe, que considera os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais para a proposição das diretrizes do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade”, comenta o diretor da Urbetec, Gustavo Taniguchi.

Ele também destaca a importância do envolvimento popular: “Contamos com a participação da população nessa fase de proposições para que os documentos possam realmente direcionar o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável. Mais do que planejar para os próximos dez anos, é necessário pensar a cidade das próximas gerações”, conclui Taniguchi. (Com assessoria)

SERVIÇO:

Oficinas para Plano Diretor e Mobilidade Urbana.

Segunda-feira, 3 de setembro, às 18h30.

Local: Biblioteca Municipal Professor Bruno Enei – Rua Frederico Wagner, 100 – Olarias.

Terça-feira, 4 de setembro, às 18h30.

Local: Unicesumar – R. Des. Westfalem – Oficinas.

Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br e o formulário está disponível no link https://goo.gl/EzQqpM.

 


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos