Prefeitura de PG promove ação conjunta de fiscalização em distribuidoras e comércios de bebidas
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, deflagrou, na sexta-feira, 03, uma ação conjunta de fiscalização em distribuidoras e comércios de bebidas do Município.
A operação, que contou com a atuação de equipes do Procon, da Guarda Civil Municipal, da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, da Polícia Civil, da Polícia Científica e da Vigilância Sanitária Municipal, é resultado da atuação coordenada entre órgãos municipais e estaduais. A iniciativa teve como objetivos prevenir riscos à saúde da população, garantir a regularidade sanitária e reforçar o combate à comercialização irregular de produtos na cidade.
“A realização desta operação demonstra a força da integração entre a Prefeitura e as nossas forças de segurança, além de ser um exemplo do quanto estamos atentos e prezamos pela segurança e saúde da nossa população”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
Ao todo, foram realizadas cinco vistorias, sendo quatro em distribuidoras e uma em comércio. Em uma das distribuidoras e em um comércio anexo, as equipes encontraram diversos produtos vencidos, com ausência de validade ou validade rasurada, além de armazenamento inadequado. Também foram identificadas irregularidades nos controles de dedetização e desratização, que estavam fora dos padrões exigidos, e a ausência de representante legal no momento da fiscalização.
Como resultado, foi realizada a apreensão de 12.218 litros de bebidas que estavam na distribuidora e 95 unidades no comércio fiscalizado, além de outros produtos comercializados irregularmente, como cigarros de origem paraguaia e alimentos fora das normas sanitárias. As bebidas foram descartadas e os alimentos inutilizados no local. Por fim, foi lavrado termo de interdição e intimação referente ao estabelecimento.
AÇÃO INTEGRADA E PREVENTIVA – De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, até o momento não há denúncias de bebidas adulteradas com metanol em Ponta Grossa. Ele explica que a ação tem caráter essencialmente preventivo e reforça a importância da integração entre os órgãos de segurança e fiscalização.
“Essa ação é muito importante. Trata-se de uma medida preventiva, baseada em casos recentes de bebidas adulteradas com metanol. Hoje estamos atuando de forma integrada com diversas instituições, com o intuito de garantir a segurança e a saúde da nossa população. Já localizamos diversas mercadorias com prazo de validade vencido, em estabelecimentos com condições sanitárias precárias, e uma pessoa foi presa com drogas, o que demonstra a relevância desse tipo de operação conjunta”, destacou o secretário. (Com informações da Assessoria)