53º Fenata abre programação com Grace Gianoukas e encerra com Paulo Betti

53º Fenata abre programação com Grace Gianoukas e encerra com Paulo Betti
03 out, 2025
Nasci pra ser Dercy, de Kiko Rieser, abre o 53º Fenata no dia 9 de novembro. A peça Autobiografia Autorizada, de Juliana Betti e Rafael Ponzi, encerra a programação, em 13 de novembro.
Crédito: Divulgação

Dercy Gonçalves abre a edição 2025 do Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata-UEPG), na noite de 09 de novembro. Apesar de inusitada, a afirmação é verdadeira: a saudosa atriz e apresentadora é interpretada pela premiada atriz Grace Gianoukas, na peça de abertura do Festival, ‘Nasci Pra Ser Dercy’, às 18h30, no Teatro Marista.

Na peça, Gianoukas interpreta Vera, uma atriz em teste de estúdio para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. A personagem se revolta ao ler o roteiro, cheio de estereótipos, e começa a pensar em sua própria versão de quem foi Dercy, quando vêm à tona as memórias de sua mãe, uma grande fã da atriz. Gianoukas, então, se transforma aos olhos do público e revela a mulher à frente de seu tempo que Dercy sempre foi. O ator Miguel Falabella faz uma participação especial na apresentação, como voz-off.

O monólogo que abre o Fenata é fruto de um rico trabalho de pesquisa biográfica sobre a atriz e se debruça sobre as suas contribuições para o teatro brasileiro e a defesa da liberdade das mulheres, sobretudo durante a ditadura militar. Na visão do diretor da peça, Kiko Rieser, a obra aborda uma mulher grandiosa, que refundou a comédia brasileira: “Libertária, inclassificável e singular”. Nasci Pra Ser Dercy encheu plateias em mais de 15 estados brasileiros e conquistou diversas premiações: Prêmio Shell, APCA e I Love Prio Humor de melhor atriz e Prêmio Bibi Ferreira de melhor dramaturgia.

ENCERRAMENTO – O ator e diretor Paulo Betti fecha as cortinas do 53º Fenata, no dia 13, com a peça Autobiografia Autorizada. Os cinquenta anos de carreira de Betti na televisão, cinema e teatro sobem aos palcos do mais longevo festival de teatro em atividade do Brasil, com um monólogo que ao mesmo tempo homenageia e reflete sobre sua própria trajetória nas artes. O encerramento do Fenata acontecerá no Auditório B do Cine-Teatro Ópera, às 20h.

A comédia dramática é inspirada nas anotações que Betti fez ao longo da vida, passando por diferentes etapas, desde a infância ao início de sua carreira nas artes. Os registros da trajetória de Paulo revelam um artista preparado para compartilhar com o público as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como tudo aconteceu.

Diferentes figuras da vida de Betti, como seus pais, avós e outros personagens entram em cena- interpretados pelo próprio autor autobiografado, em uma atuação que promete divertir e emocionar. Em Autobiografia Autorizada, Betti revela sua fixação pela memória de infância e adolescência- vivida em um ambiente simultaneamente inóspito e poético; e compartilha com o público, como uma forma de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento no público.

Ao longo das semanas, até o início do 53º Festival Nacional de Teatro, serão publicadas informações sobre as peças que compõem a programação e a venda de ingressos, no site e redes sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Com informações da Assessoria)

Comentários