Em reunião com Alckmin, prefeitos dos Campos Gerais debatem soluções para os impactos do ‘tarifaço’

Em reunião com Alckmin, prefeitos dos Campos Gerais debatem soluções para os impactos do ‘tarifaço’
09 set, 2025
Lideranças participaram de reunião com autoridades em Brasília hoje, 09, com o objetivo de reduzir prejuízos causados pela medida norte-americana.
Crédito: Divulgação

Prefeitos da região dos Campos Gerais participaram hoje, 09, de uma reunião em Brasília com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro foi organizado pelos deputados federais Aliel Machado (PV) e Beto Richa (PSDB), que preside a Comissão de Indústria e Comércio e também participou do diálogo.

O encontro teve como pauta central as medidas adotadas pelo Governo Federal para reduzir os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que já vêm comprometendo setores produtivos, empregos e a arrecadação de diversas cidades do Paraná.

APOIO AOS MUNICÍPIOS – Durante a reunião, Aliel reforçou sua preocupação com as demandas apresentadas pelos prefeitos e lideranças regionais, destacando a gravidade da situação, mas também a necessidade de reconhecer os avanços que estão ocorrendo. “Hoje tivemos muitas notícias positivas. Agradeço ao vice-presidente por ter recebido os prefeitos e prefeitas do Paraná, da nossa região dos Campos Gerais. Muitas medidas já estão sendo tomadas e outras já estão em andamento”, afirmou o parlamentar.

Aliel também destacou o papel do Congresso e a importância da Comissão de Indústria e Comércio na organização do encontro. “Essa reunião foi organizada pela Comissão de Indústria e Comércio, da qual faço parte. O colegiado é presidido pelo deputado Beto Richa, que atuou em prol dessa agenda e também esteve conosco hoje. Falamos com muitos prefeitos sobre as situações das cidades. Com o devido cuidado e a negociação, o Governo está buscando alternativas para diminuir o impacto na vida, principalmente dos trabalhadores que estão sofrendo com essa questão”, completou.

GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS – O vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou que o Governo Federal está atuando em múltiplas frentes para reduzir os efeitos da medida norte-americana. “Tivemos uma reunião de trabalho muito proveitosa com prefeitos, vices e lideranças do setor produtivo tanto do Paraná quanto do Rio Grande do Sul. O presidente Lula nos deu ordem expressa: diálogo e negociação. Estamos trabalhando 24 horas por dia para excluir mais setores da taxação de 50% e ampliar a seção 232, também focando em segmentos que dependem mais da exportação”, destacou.

Alckmin ainda detalhou o pacote de mitigação já em andamento. “Há uma medida provisória no Congresso e um PLP que prevê a dilação do pagamento de impostos, a abertura de um crédito de R$ 40 bilhões, com fundo garantidor e juros de 7,5% ao ano –  podendo ser até menores para capital de giro e investimentos. Temos o drawback prorrogado por mais um ano e o Reintegra concedendo crédito de 3,1% para exportações destinadas a qualquer lugar do mundo”, citou.

O vice-presidente também mencionou as compras governamentais como alternativa, especialmente no setor de alimentos. “Prefeituras e governo do Estado podem ajudar comprando alimentos e prestigiando aqueles que foram afetados pela questão da exportação. Estamos trabalhando para reverter esse quadro. Acolhi as ótimas sugestões que foram feitas. Agradeço ao deputado Aliel e também ao deputado Beto Richa pela importante contribuição”, finalizou. (Com informações da Assessoria)

Comentários