Bombeiros desloca equipes e materiais de outras cidades para auxiliar em Castro

Bombeiros desloca equipes e materiais de outras cidades para auxiliar em Castro
26 ago, 2025
Órgão auxilia também na elaboração de laudos para que o Município solicite decreto de Estado de Emergência à Defesa Civil estadual. Prefeito já declarou situação de emergência no Município.
Crédito: Divulgação

Equipes de bombeiros de várias cidades da região estão auxiliando na força-tarefa para atender cerca de 2 mil moradores afetados pela forte tempestade de granizo que danificou pelo menos 600 imóveis em Castro hoje, 26. O Major Renan Bortolassi, subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros, está pessoalmente na cidade e, em reunião com o prefeito Reinaldo Cardoso e com a equipe da Defesa Civil do Município, definiu novas estratégias para continuar o atendimento amanhã, 27, com a criação de um gabinete de crise.

“Além do nosso recurso local aqui no Município, deslocamos também recursos de outros municípios vizinhos, com equipes de Ponta Grossa, Jaguariaíva e Telêmaco Borba para dar atenção na resposta a essa emergência”, afirma o major. A equipe conta agora com 12 bombeiros de Castro, três de Jaguariaíva e cinco de Ponta Grossa.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também está deslocando recursos, principalmente telhas, de Ponta Grossa e de Curitiba, para distribuição em Castro. Ao todo, 5 mil telhas chegam na manhã desta quarta-feira na cidade.

DECRETO ESTADUAL – Outro objetivo da reunião com o subcomandante foi auxiliar na elaboração dos laudos técnicos necessários para que a Prefeitura ingresse com o pedido, junto à Defesa Civil do Estado, de decreto de Situação de Emergência – o que, entre outras coisas, ajuda na garantia de recursos estaduais e agiliza trâmites para aquisição de materiais e equipamentos pelo Município.

“Inicialmente a gente atuou no quartel dos Bombeiros fazendo a distribuição de lonas, juntamente com a Defesa Civil municipal, e agora estamos atuando junto ao Executivo Municipal para orientações e devidos registros dentro do sistema da Defesa Civil estadual para que possam ser destinados recursos do Governo do Estado para o Município”, explica.

DECRETO MUNICIPAL – Além de elaborar a documentação para que seja avaliada a possibilidade de a Defesa Civil do Estado declarar Situação de Emergência no Município, a Procuradoria da Prefeitura já publicou no Diário Oficial de hoje um decreto municipal de Situação de Emergência.

O Decreto 911/2025 considera que o evento climático provocou danos como destelhamento, infiltrações, quebra de vidros, alagamentos, entre outros, comprometendo a segurança, mobilidade e condições de vida e trabalho dos munícipes. Com ele, a Prefeitura fica autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação a Defesa Civil municipal nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O documento autoriza ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar as ações de assistência à população afetada.

O decreto tem vigência de 60 dias e prevê dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário de desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo seis meses.

GRANIZO – A chuva de granizo durou poucos minutos mas atingiu vários bairros da cidade e do interior por volta das 9 horas da manhã, deixando tudo coberto por uma espessa camada de gelo. A tempestade atingiu com mais força a região Sul da cidade, com telhados danificados no Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Núcleo Habitacional Padre Piva, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco. Na área rural, as localidades mais atingidas foram as do Passo dos Bois e Tronco. (Com informações da Assessoria)

Comentários