Julio Küller propõe atualização na lei de direitos das pessoas com deficiência em Ponta Grossa

Julio Küller propõe atualização na lei de direitos das pessoas com deficiência em Ponta Grossa
04 jun, 2025
Projeto inclui autismo, visão monocular e perda auditiva total como deficiências reconhecidas.
Crédito: Arquivo

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Küller (MDB), apresentou o Projeto de Lei 105/2025, que altera a redação da Lei Municipal nº 13.206/2008. A proposta, aprovada em primeira discussão na sessão ordinária hoje, 04, atualiza a legislação local que trata do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, alinhando-a às diretrizes da Lei Federal nº 13.146/2015.

Entre as principais mudanças, o projeto garante caráter autônomo ao Conselho Municipal, inclui a perda unilateral total como deficiência auditiva e a visão monocular como deficiência sensorial. Além disso, insere o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no rol das deficiências reconhecidas e define a composição do Conselho, que passará a ter 20 membros – sendo 10 representantes do Poder Público Municipal e 10 da Sociedade Civil.

“A atualização da lei é um avanço necessário para garantir direitos e ampliar a representatividade das pessoas com deficiência em nosso município”, afirma Julio Küller, destacando que a proposta também fortalece a presença das entidades que atuam diretamente com o TEA.

O vereador também enfatizou que, além das mudanças legislativas, a Câmara tem investido na melhoria da acessibilidade em sua estrutura física. Sob sua gestão como presidente, a Casa está passando por reformas com investimentos da Prefeitura que somam cerca de R$ 666 mil, com foco em adequações de acessibilidade para garantir um ambiente mais inclusivo e seguro para todos os cidadãos.

Com a aprovação em primeira discussão, o PL 105/2025 seguirá para a segunda e última votação nas próximas sessões da Câmara. Se aprovado, o texto será encaminhado para sanção do Executivo Municipal e passará a integrar oficialmente a legislação de Ponta Grossa. (Com informações da Assessoria)

Comentários