UEPG institui grupo de estudo para implantação de cursos presenciais em Telêmaco Borba

UEPG institui grupo de estudo para implantação de cursos presenciais em Telêmaco Borba
19 maio, 2025
Cabe ao Grupo de Estudos realizar análises técnicas e elaborar propostas que subsidiem da avaliação da viabilidade acadêmica, estrutural, orçamentária e estratégica para implantação de novos cursos no Campus do Município.
Crédito: Divulgação

A reunião realizada entre a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o deputado estadual Hussein Bakri, no dia 08 de maio, no auditório Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, começa a dar “frutos”.

A prefeita, Rita Araújo, recebeu na sexta-feira, 16, um documento onde se institui uma portaria da UEPG para criação de um Grupo de Estudos com a finalidade de avaliar a implantação de novos cursos presenciais de graduação e pós-graduação no campus da UEPG, em Telêmaco Borba.

O documento assinado pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, explica que o Grupo de Estudo será coordenado pelo professor Michel Jorge Samaha, diretor de Ensino Superior da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e será composto pelos seguintes membros: Miguel Archanjo de Freitas Júnior (pró-reitor de Graduação); Renê Francisco Hellman (pró-reitor de Pesquisa de Pós-Graduação) e Paulo Vitor Farago (assessor da Procuradoria Jurídica).

Cabe ao Grupo de Estudos realizar análises técnicas e elaborar propostas que subsidiem da avaliação da viabilidade acadêmica, estrutural, orçamentária e estratégica para implantação de novos cursos no Campus de Telêmaco Borba.

A prefeita agradeceu o deputado estadual, Hussein Bakri, e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, que viabilizaram o encontro e a solicitação dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação no campus local. “São deputados muito presentes em nossa cidade, que sempre tem nos ajudado. E desta vez não foi diferente. Em poucos dias mobilizaram a reunião com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a UEPG, e já estamos vendo resultados”, comentou.

Rita seguiu com as congratulações: “O campus da UEPG é muito importante para nós, é uma instituição que é tradicional para nós, que há anos nos permite ter cursos presenciais, e não podemos perder isso, por isso agradeço ao secretário da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , Aldo Nelson Bona, e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, que tem essa sensibilidade e carinho com o nosso Município e criaram um grupo de estudos para termos já em 2026, novos cursos presenciais no campus, especialmente na área de licenciatura, que é um déficit que temos. Também quero mencionar o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ivo Mottin Demiate, que durante uma formatura mostrou o seu desejo que nosso campus continuasse a ter cursos presenciais”, declarou.

Rita também citou que o Grupo de Estudos pode trazer uma pós-graduação de mestrado na área de Educação. “Esse é um pedido que sempre ouvimos de professores da área municipal e estadual, que querem avançar em sua carreira, e um mestrado ajudaria muito”, destacou. (Com informações da Assessoria)

Comentários