Federação União-PP une Elizabeth e Mabel em PG
A Federação União Progressista, formada pelo União Brasil (UB) e o Progressistas (PP), anunciada oficialmente ontem, 29, une em Ponta Grossa a prefeita Elizabeth Schmidt (UB) e a deputada estadual Mabel Canto, recém filiada ao PP. No Paraná, a Federação une o senador Sérgio Moro (UB) com a família Barros.
A aliança deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses, com validade já a partir de 2026. Juntos, o União e o PP terão a maior bancada de deputados na Câmara e o maior número de prefeitos.
A aliança entre os dois partidos coloca no mesmo palanque Elizabeth e Mabel e isola cada vez mais os decadentes irmãos deputados federal Sandro Alex, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, e estadual Marcelo Rangel (ambos do PSD).
As federações partidárias são um modelo de aliança que une duas ou mais siglas. As legendas passam a atuar como uma só por no mínimo quatro anos, embora cada uma mantenha sua estrutura partidária. Deve haver alinhamento no Congresso e nas eleições.