ARTIGO DE OPINIÃO

17 de agosto de 2017

A opção do parlamentarismo, artigo de Marcello Richa

Divulgação

“Adotado com êxito em diversos países como Inglaterra, Alemanha, Suécia e França, esse sistema não apenas oferece maiores condições de participação popular, mas também soluções democráticas e ágeis para enfrentar crises políticas”

O debate referente à reforma política e as sucessivas crises que o Brasil enfrenta colocaram em pauta novamente a possibilidade de implantação do parlamentarismo. É um tema que merece ser analisado, especialmente se verificarmos os resultados que o presidencialismo trouxe para os países nas Américas.

Fora os Estados Unidos, que contam com um sistema solidificado, quase todos os países presidencialista das Américas já enfrentaram regimes de exceção e rupturas institucionais que abalaram a democracia local. No fim, instabilidade econômica e política tornaram-se palavras constantes e a desconfiança da população com os representantes públicos apenas aumentou.

No Brasil o cenário é tão crítico que pesquisa promovida pelo Paraná Pesquisa em agosto indicou que a grave crise política e a dificuldade de recuperação da economia levaram 34,6% dos brasileiros a afirmarem desejar mudar de país. Não é para menos, uma vez que desde a redemocratização em 1985 já passamos por dois impeachments e diversas crises econômicas, institucionais e de representação.

Dessa forma é natural que o parlamentarismo volte a ser debatido com ênfase como uma opção de mudança em nossa política. Adotado com êxito em diversos países como Inglaterra, Alemanha, Suécia e França, esse sistema não apenas oferece maiores condições de participação popular, mas também soluções democráticas e ágeis para enfrentar crises políticas.

No parlamentarismo os membros do Parlamento são eleitos de forma direta pelo voto popular e realizam a nomeação do chefe de governo (geralmente chamado de primeiro-ministro). Neste formato, o Executivo depende do Legislativo para ser constituído e ganhar sustentação política.

Uma importante característica do parlamentarismo consiste na sua flexibilidade, pois durante crises ou mau desempenho, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez, diferente do que ocorre durante um impeachment, que é um processo longo e que paralisa o país. Inclusive o próprio parlamento, em caso de desvio de conduta ou irresponsabilidade, pode ser dissolvido. Neste caso é realizada a convocação de novas eleições.

Lógico que a implantação do parlamentarismo não acontecerá de uma hora para outra e sua viabilidade exige uma série de mudanças que estão sendo discutidas na reforma política, que incluem o fim do sistema proporcional em eleições, reforço de exigências de fidelidade partidária de políticos, adoção de voto distrital ou distrital misto e, especialmente, a diminuição do excessivo número de partidos que o país possui.

A criação de cláusula de barreira que estabeleça que os partidos precisem obter uma votação mínima para conseguirem representação parlamentar é um passo fundamental para o fortalecimento de ideologias partidárias, essencial para o parlamentarismo e para acabar com as legendas de aluguel.

O parlamentarismo é um modelo de gestão que o PSDB sempre defendeu e, analisando as sucessivas falhas que o atual modelo presidencialista apresentou na última década, talvez seja o momento de verificarmos a possibilidade de sua implantação e apresentar um novo caminho para a política brasileira.

Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos