15 de agosto de 2017

Castro poderá ter Unidade de Conservação

Divulgação

Na região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do município de Castro, foram encontrados 34 macacos muriqui, o maior primata das Américas, e que está ameaçado de extinção

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), apresentaram ao prefeito Moacyr Fadel Junior (PMDB) hoje, projeto para conservação do macaco muriqui, mais conhecido como “monos”, e que habita a região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do município de Castro.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da SEMA, Sueli Ota, foram encontrados 34 macacos muriqui, o maior primata das Américas, e que está ameaçado de extinção. Paralelamente a preservação dos animais, a ideia é promover o desenvolvimento econômico da região com atividades sustentáveis como a produção de orgânicos, entre outras. “A intenção é que os próprios moradores que já cuidam dos macacos, continuem sendo seus maiores protetores, compatibilizando o desenvolvimento da economia local. Outra perspectiva é criar, futuramente, um selo da região, o que projetaria o Vale do Ribeira internacionalmente, pois há muitas pessoas que pagam para apreciar espécies em extinção”, diz.

A SEMA fará a delimitação da área onde futuramente poderá ser implantada uma Unidade de Conservação. Após a conclusão do projeto, será feita uma audiência pública com os moradores do Vale do Ribeira.

Fadel disse que a Prefeitura apoia o projeto que junto com outras propostas do município, poderá alavancar o desenvolvimento daquela região. “Temos interesse em colaborar para a proteção do macaco muriqui e também com ações que possam levar melhores condições de vida para os moradores do Vale do Ribeira”, frisou.

O projeto de conservação do muriqui conta com apoio do Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Lactec, Instituto de Florestas, Fundação Boticário e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

MURIQUI – O mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides) é conhecido como o maior macaco das Américas. Pode chegar a medir 1,5 metro da cabeça até a ponta da cauda. Normalmente chega a pesar entre 13 e 15 quilos. É herbívoro e se alimenta de folhas e frutas. A população total no Brasil não chega a três mil. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos