9 de abril de 2024

Cursos da UEPG são destaque em novo índice do MEC

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Dos oito cursos avaliados nesta edição, Ciência Econômicas teve destaque. O relatório ainda atribuiu notas aos cursos de Administração; Administração Comércio Exterior; Ciências Contábeis; Direito; Direito polo Telêmaco Borba; Jornalismo; Serviço Social; e Turismo.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) continua no topo com seus cursos de graduação. A instituição registrou 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Dos oito cursos avaliados nesta edição, Ciência Econômicas teve destaque, com aumento de nota (de 3 para 4). O resultado é referente ao conceito preliminar do curso (CPC), que leva em conta vários fatores, como estrutura, capacitação dos professores e nota no Enade.

O relatório ainda atribuiu notas aos cursos de Administração (nota 3); Administração Comércio Exterior (nota 3); Ciências Contábeis (nota 3); Direito (nota 4); Direito polo Telêmaco Borba (nota 4); Jornalismo (nota 4); Serviço Social (nota 4); e Turismo (nota 3). “É uma satisfação ver os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas com destaque, pois a Universidade sempre investiu na qualificação dos seus discentes, além da infraestrutura, de todas as formas que podemos, para que a qualidade aumente cada vez mais”, comemora o reitor em exercício, professor Ivo Mottin Demiate.

A qualidade dos docentes também é destaque na fala do reitor. “Os professores são altamente qualificados e se dedicam de forma integral, nós temos a dedicação exclusiva como uma das marcas e isso distingue bastante a universidade pública, dentro do sistema de ensino superior do país”.

Cárliton Vieira dos Santos, coordenador do curso de Ciências Econômicas, destaca o esforço dos professores em informar os alunos da importância desta avaliação. “Conscientizamos sobre a participação nesse processo, que impacta eles, nosso curso e nossa instituição. Os alunos têm percebido cada vez mais essa relevância”, conta. Segundo ele, a organização didático-pedagógica, com uso de ferramentas modernas, combinadas com ferramentas tradicionais de ensino, têm impactado nos resultados. “Nosso corpo docente é comprometimento para melhorar a qualidade do curso. “A qualificação do nosso corpo docente, formado por mais de 80% de doutores, qualificados nas melhores universidades do país, também contribui para a o nosso resultado”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, parabenizou as universidades estaduais pelas notas. “Os conceitos 4 e 5 são considerados os mais altos em avaliação do país”. Apenas 27% das instituições mais avaliadas do país conseguiram os conceitos 4 e 5. “Os investimentos e as políticas que estamos conduzindo certamente, no médio e no longo prazo, colocarão nossas universidades num patamar ainda mais elevado”.

Para a divulgação da nota, foram analisados alguns conceitos como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, percepção do estudante sobre o curso e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa como o aluno evoluiu ao comparar a nota do Enem com a do Enade. No total, o MEC avaliou 24.144 cursos em 1.998 instituições. No Paraná foram 1.963 cursos de ensino superior em 145 instituições.

Todos os dados estão disponíveis aqui. (Com assessoria)


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