20 de dezembro de 2022

Audiência Pública detalha modelagem da PPP de iluminação Urbana em PG

Divulgação

Substituição das lâmpadas em LED resultará em uma economia de mais de 44% nos gastos com Energia Elétrica, e redução na emissão de mais de 1.000 toneladas de gás carbônico (CO2) ao ano.

A Audiência Pública para apresentar o Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública de Ponta Grossa aconteceu na última quinta-feira, 15, na Câmara de Vereadores.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Ponta Grossa e serviu para exposição técnica das características do projeto, assim como esclarecimento de dúvidas da comunidade.

Segundo a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), 50 mil lâmpadas serão substituídas por novas de LED, beneficiando o município inteiro com essa mudança. “Nós vamos levar uma iluminação de qualidade a todos os bairros, vamos fazer de Ponta Grossa uma cidade mais moderna, sustentável e segura, pois poderemos reduzir até acidentes de trânsito com nossas ruas mais iluminadas.”, enfatiza a prefeita.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, frisa que iluminação pública vai além de tornar as cidades mais agradáveis e seguras, mas irá valorizar o patrimônio urbano, histórico e cultural. “Vamos permitir ao município a implantação de modernas plataformas para soluções de gestão inteligente da cidade. Este projeto faz parte dos primeiros estruturantes do governo para cidades inteligentes e dentro do eixo de democratização tecnológica e inclusão digital”, explica.

O PROJETO – A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública de Ponta Grossa é um projeto do Vale dos Trilhos em contrato com a Caixa Econômica Federal e serviço do International Finance Corporation (IFC), e das Consultorias Ernst & Young (EY) e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advogados e terá duração de 13 anos.

Segundo o líder do projeto da Caixa Econômica Federal, José Carlos Medaglia Filho, a iluminação de Ponta Grossa logo será referência para o Brasil inteiro. “Toda a população será beneficiada, a administração pública vai ter um processo bem resolvido e nós teremos cumprido a nossa missão que é auxiliar o município a ter uma administração mais eficiente e benefício na população”, enfatiza.

Atualmente Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. “Parabéns para a prefeitura que abraçou esse projeto e confiou no nosso trabalho. Esperamos colher os frutos futuramente, que é mais qualidade de vida para a população, na segurança”, frisa Daniel Teller, representante da IFC.

A substituição das lâmpadas em LED resultará em uma economia de mais de 44% nos gastos com Energia Elétrica, e redução na emissão de mais de 1.000 toneladas de gás carbônico (CO2) ao ano. “Não é apenas uma simples iluminação para a cidade, mas vamos trazer mais segurança para a população”, conta Antônio Alvarenga, representante da Ernst & Young, empresa responsável pela modelagem técnica, econômica e financeira do projeto.

O projeto prevê ainda a iluminação cênica nas principais igrejas, praças, colégios e parques de Ponta Grossa, fato que irá favorecer o turismo e a convivência noturna, gerando mais segurança e benefícios para a população.

A consulta pública ainda está disponível pelo link https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br até 13 de janeiro de 2023. Durante essa etapa, a comunidade poderá ter acesso a diversos documentos sobre a PPP. O processo final será feito por meio de leilão no primeiro semestre de 2023.

PRESENÇAS – Estiveram presentes a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani; o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski; o Procurador Geral do Município e Presidente da Mesa, Dr. Gustavo Schemim da Matta; o vice-presidente da Câmara Municipal, Filipe Chociai. A audiência também contou com representantes da Caixa Econômica Federal, do IFC (International Finance Corporation), e das Consultorias EY (Ernst & Young) e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advogados. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos