23 de novembro de 2022

Em Castro uso de máscara volta a ser obrigatório para prevenir Covid-19

Divulgação

A decisão decorre da preocupação com as subvariantes da Ômicron, que apresentam alto número de mutações que, quando comparadas à variante Delta, ainda apresentam menor índice de hospitalização e gravidade.

A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está seguindo as determinações da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, que voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção facial para prevenir o contágio por Covid-19. A medida foi regulamentada através da resolução 786/2022, publicada na última segunda-feira, 21.

Conforme o documento, a decisão decorre da preocupação com as subvariantes da Ômicron, que apresentam alto número de mutações que, quando comparadas à variante Delta, ainda apresentam menor índice de hospitalização e gravidade.

USO RECOMENDADO – O uso de máscaras é recomendado em estabelecimentos de assistência à saúde, para pessoas com sintomas respiratórios gripais, imunocomprometidas, não vacinadas contra a Covid-19 ou com esquema vacinal
incompleto, idosos, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades e funcionários e visitantes no acesso à Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), espaços ou ambientes fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado.

USO OBRIGATÓRIO – A resolução determina que o uso de máscaras é obrigatório para pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para Covid-19, sintomáticas ou assintomáticas. Trabalhadores de estabelecimentos de assistência à saúde ao adentrarem em ambientes destinados à assistência direta a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado para Covid-19, e sempre que realizarem quaisquer atividades a menos de um metro dos mesmos.

USO NÃO RECOMENDADO – Não é recomendado o uso de máscaras faciais para crianças menores de dois anos, pessoas com dificuldade de respirar, inconscientes, incapacitadas ou incapazes de removê-las sem assistência.

Pessoas com transtorno do espectro autista ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial; intérpretes de libras, ou pessoas falando ou prestando assistência a alguém que depende de leitura labial, som claro ou expressões faciais para se comunicar. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

3 de maio de 2024

Empresários se reúnem com o novo presidente do Iplan

Divulgação

3 de maio de 2024

Comitê ‘Vale do Tibagi’ integra novas lideranças e avança em planos de desenvolvimento

Divulgação

3 de maio de 2024

Prefeitura de PG constrói CMEI para 200 crianças no Rio Verde

Divulgação

3 de maio de 2024

Colégios Estaduais recebem recursos do mandato do deputado Aliel Machado

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos