28 de junho de 2017

Prefeito sanciona lei que prevê ‘transparência sindical’

Israel Kaé

Documento exige prestação de informações do Sindicato dos Servidores Municipais em contrapartida a cessão de servidores públicos que atuam dentro da entidade

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) sancionou ontem a Lei nº 12.841, que prevê a prestação de informações por parte do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) em Portal da Transparência. A lei sancionada hoje altera a de número 9.742/2008, que estabelece regras especiais aplicáveis à relação de trabalho dos empregados públicos municipais. Conforme o novo documento, para a cessão de sete servidores ao Sindicato, o órgão precisa realizar a prestação pública e atualizada de informações.

“Nós estamos dando um grande passo de ampliação da transparência para os setores públicos do nosso país. O fato de ampliarmos para outras entidades que trabalham diretamente com a Prefeitura é um passo importante e atende um clamor da população, que vem solicitando aos gestores públicos a transparência de todas suas informações, bem como dos próprios servidores, que terão acesso facilitado a estas informações”, avaliou o prefeito Marcelo Rangel.

Até então, a lei municipal estabelecia que o Município devia conceder licença remunerada a sete servidores para trabalharem no Sindserv, com a garantia de todas as vantagens do serviço efetivo, incluindo salário, gratificações, biênio e horas extras, sem nenhuma contrapartida por parte do Sindicato. Com a lei sancionada hoje, para continuar com estes sete servidores, que têm a remuneração e outros benefícios garantidos na folha de pagamento da Prefeitura, o Sindicato precisa prestar informações publicamente.

Após a publicação da lei em Diário Oficial, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais terá o prazo de 60 dias para disponibilizar as informações, que precisarão ser atualizadas mensalmente. Em caso de não cumprimento, os servidores cedidos retornam automaticamente para seu posto na administração municipal.

Mensalmente, o sindicato deverá informar e atualizar informações como, por exemplo: Remuneração dos diretores e presidente do Sindicato; Valor total da folha de pagamento; Valor total arrecadado com servidores associados; Valor gasto com publicidade institucional e mídia; Valor repassado aos escritórios advocatícios que prestam serviços para o Sindicato.

Além dos 19 itens de informações que constavam no projeto de lei original, a Câmara Municipal acrescentou uma emenda, adicionando aos itens a divulgação da declaração de bens dos membros da diretoria do Sindserv.

O presidente do Sindicato, Leovanir Martins, declarou que a sanção da lei é “indiferente”. “Nós já temos transparência no Sindicato, onde procuramos ser eficientes na administração e honestos com os recursos dos nossos trabalhadores”, comentou o presidente, que embora tenha se declarado “indiferente”, informou que pretende recorrer ao Judiciário caso o Sindicato identifique ilegalidades na proposta.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos