24 de maio de 2017

UPA/PAI Ponta Grossa é a única do Sul e Sudeste do Brasil com certificado de Acreditação da ONA

Divulgação

Em dois anos e nove meses 308.420 pacientes foram atendidos na UPA e PAI

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) Santa Paula, gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), acaba de se tornar a única UPA das regiões Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade na área da saúde do país.

O reconhecimento é fruto de um rigoroso processo de auditoria realizada por uma equipe externa, com base em critérios estabelecidos pela ONA para que o atendimento ofertado aos pacientes seja realizado com segurança. Para isso, diversas ações de melhoria foram implantadas na Unidade no último ano e os profissionais passaram a adotar protocolos de atendimento utilizados nas melhores unidades de saúde do país e do mundo.

“A acreditação é o reconhecimento dos serviços prestados para a população ponta-grossese. Nos últimos anos o governo municipal investiu muito na saúde da comunidade, seja na Atenção Primária ou na área de urgência e emergência. Essa certificação não é apenas um ganho para a administração pública, ela é mais uma maneira da população ter certeza da qualidade do trabalho desenvolvido na UPA e no PAI Santa Paula”, comenta a secretária de Saúde, Angela Pompeu.

Em todo o Brasil, apenas 576 instituições de saúde são certificadas pela ONA, entre elas instituições públicas e privadas consideradas referência. Especificamente nos serviços de Pronto Atendimento, além da UPA/PAI Santa Paula, apenas uma UPA em Fortaleza (CE) também é certificada. Para obter a certificação, os serviços de saúde precisam passar por quatro etapas de avaliação, sendo: diagnóstico, pré-certificação, certificação e homologação.

“Nosso governo acompanhou toda a estruturação da UPA desde os seus primeiros atendimentos. Saber que foi nessa gestão que conseguimos a acreditação é motivo de muito orgulho para todos nós. A população que necessita desse atendimento de urgência e emergência tem o melhor do Sul e do Sudeste do Brasil, aqui, em Ponta Grossa. Nosso objetivo é sempre melhor a qualidade de serviços prestados na saúde pública”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PPS).

A participação no processo de certificação é voluntária e tem caráter essencialmente educativo, visando a melhoria contínua dos serviços de saúde. O objetivo da ONA é incentivar que serviços de saúde se preocupem com a segurança dos pacientes e realizem seus processos de atendimento seguindo critérios que ajudem a reduzir os riscos. Além disso, a certificação serve como referência para a população, que tem a garantia de estar sendo atendida em uma unidade em que as chances de ocorrerem erros são menores.

“A acreditação também muda a cultura dos funcionários, gerando uma nova mentalidade. Já a população de Ponta Grossa vai notar, de maneira natural, o acolhimento e o atendimento humanizado”, ressalta o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli.

Mesmo tendo conquistado a certificação, a equipe da UPA Santa Paula dará continuidade ao trabalho voltado à qualidade e almeja alcançar outros resultados no próximo ano. Segundo o Coordenador da Qualidade, José André Lima, o objetivo da UPA é conseguir os níveis 2 e 3, que representam excelência na gestão dos processos assistenciais.

ATENDIMENTO – Em dois anos e nove meses 308.420 pacientes foram atendidos na UPA e PAI. Passaram pelos profissionais da unidade 188.535 adultos e 119.885 crianças. Só neste ano, de janeiro a abril, foram 33.338 pacientes atendidos, onde 21.164 foram pacientes adultos e 12.174 pacientes de pediatria.

A UPA e PAI conta com 130 funcionários e 30 médicos, com atendimento 24h por dia. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos