25 de fevereiro de 2021

Justiça Fiscal garante nota A para PG no Tesouro Nacional

Arquivo

Ponta Grossa obteve nota A em rating do Ministério da Fazenda que avalia capacidade de pagamento (CAPAG) a partir de diversos indicadores. Rating A indica que Município poderá acessar empréstimos com juros mais baixos.

Com todo o trabalho realizado pela Secretaria da Fazenda e Procuradoria Geral do Município desde 2017 com a justiça fiscal, a Prefeitura de Ponta Grossa obteve classificação A na análise da capacidade de pagamento (CAPAG) realizado pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Fazenda. O ente que possui CAPAG “A” é elegível à contratação de garantias da União em seus financiamentos.

“Essa classificação do Município é resultado de um trabalho focado em organizar as finanças municipais, aumentar a arrecadação sem pesar no bolso do contribuinte e diminuir a inadimplência. A avaliação junto ao Tesouro Municipal reforça nosso compromisso com o pagamento regular de dívidas e parcelamentos, garantindo melhores condições para tomada de crédito para novos investimentos”, avalia o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Conforme a metodologia do Ministério da Fazenda, a classificação dos entes é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. A análise utiliza dados disponíveis no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias). A avaliação do CAPAG de Ponta Grossa indica classificação positiva do Município no que se refere a adimplência financeira, encaminhamento das cotas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde, aplicação mínima de recursos em educação.

“Ponta Grossa sendo bem avaliada pelo Tesouro Nacional, juntamente com todas as certidões em dia, como estamos hoje, poderemos acessar empréstimos com juros mais baixos, já que tem a União como garantidora, o que diminui o risco de crédito da operação. Apenas uma pequena parcela de nosso orçamento pode ser direcionada para novos investimentos na cidade, por isso o repasse de outros entes, emendas parlamentares e a tomada de crédito são muito importantes para a cidade continuar crescendo”, destaca Grokoviski.

CAPAG – Ponta Grossa obteve o melhor rating na avaliação, alcançando melhor classificação que municípios como Curitiba, com rating B, e Londrina, que teve avaliação C. A consulta da capacidade de pagamento de Estados, Distrito Federal e municípios pode ser feita publicamente através do endereço http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/previa-fiscal. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de outubro de 2024

Itaipu apresenta sistema de gestão da biodiversidade na COP16

Divulgação

30 de outubro de 2024

Novo ‘adesivaço’ da Münchenfest acontece hoje

Arquivo

30 de outubro de 2024

Copel celebra 70 anos de história com foco no cliente e investimento recorde na infraestrutura elétrica do Paraná

Divulgação

30 de outubro de 2024

Aliel Machado destina mais recursos para pavimentação em vilas de PG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos