13 de abril de 2017

Projeto de lei prevê parcelamento para regularização de ITBI

Divulgação

Programa de Regularização Imobiliária permitirá que contribuinte legalize a situação de seu imóvel com parcelamento em até 12 vezes

Na próxima semana, a Procuradoria Geral do Município (PGM) encaminhará ao Legislativo um projeto de lei para instituir o Programa de Regularização Imobiliária, garantindo forma de pagamento mais flexível para os contribuintes que estão inadimplentes com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). De acordo com estudos da Procuradoria, existe na cidade um mercado imobiliário paralelo, com a compra e venda de imóveis sem o devido registro e recolhimento de ITBI.

“Realizamos algumas análises e constatamos que a arrecadação de ITBI em Ponta Grossa é pequena, comparativamente com outros municípios. Nossa arrecadação de ITBI representa ¼ da arrecadação de Maringá, onde há 20 mil cadastros de IPTU a menos que em Ponta Grossa. Esse número faz com que tenhamos expectativa de aumentar a arrecadação desse imposto apenas com a regularização dos inadimplentes, sem a necessidade de aumentar a alíquota”, explica o procurador geral, Marcus Freitas.

Para regularizar o imóvel atualmente, o contribuinte tem apenas a alternativa do pagamento à vista, que representa 2% do valor total do bem. “Várias pessoas deixaram de recolher esse imposto por ser um valor inviável e ter que ser pago à vista, mas com essa flexibilização do pagamento, o ITBI pode ser regularizado com parcelamento em até 12 vezes, com uma entrada de 20%”, detalha Freitas sobre o projeto de lei.

O encarregado técnico de Dívida Ativa, Leandro Bastos Antunes, orienta que é necessário cuidado e critério na compra e venda de bens. “Quando se vende ou compra um imóvel, deve-se fazer o devido registro em cartório. Muitas pessoas não fazem, pelo custo do ITBI. Estima-se que há muitos imóveis comprados e vendidos sem regularização. Mas o imóvel só será efetivamente do atual proprietário após o pagamento do ITBI e regularização da dívida. Enquanto isso não ocorrer, o contribuinte não tem legalmente a propriedade desse bem”, aponta Antunes.

O Programa de Regularização Imobiliária terá prazo de duração de até seis meses e prevê o parcelamento do ITBI para contribuintes que compraram imóveis em Ponta Grossa até 31 de dezembro de 2016, com entrada de 20% do valor devido e o parcelamento do restante em até 12 vezes. O contribuinte que aderir ao programa e não efetuar todos os pagamentos será inscrito em Dívida Ativa, ficando sujeito a protesto ou execução judicial.

“Se aprovado o projeto, o município poderá proporcionar uma maneira mais flexível para que as pessoas regularizem o seu patrimônio. Além disso, pode garantir um aumento de arrecadação sem onerar o contribuinte e sem aumentar a alíquota, trazendo aquele contribuinte inadimplente que precisa regularizar sua situação imobiliária”, afirma o procurador. O projeto de lei está em fase de finalização na Procuradoria Geral e deve ser enviado á Câmara nos próximos dias.

PENDÊNCIAS COM ITBI – No site da Prefeitura de Ponta Grossa, através da plataforma Tributos Web, é possível verificar a existência de pendências com ITBI.

No link http://tributos.pontagrossa.pr.gov.br/3.82.140.1/AiseTributosWebFlex.html, basta seguir o caminho: débitos> consultar débitos> tipo imobiliário e preencher com o número do cadastro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Prefeitura de PG avança com obras de pavimentação no Jardim Itália e Vila Belém

Arquivo

30 de abril de 2024

Via Araucária realiza novas obras de infraestrutura nas rodovias paranaenses

Divulgação

30 de abril de 2024

Prefeitura de PG aumenta repasse para entidades socioassistenciais

Arquivo

30 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia ampliação no horário de atendimento das Unidades Sentinelas

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos