11 de abril de 2017

Mais de 50 obras estão em andamento em Ponta Grossa, diz Prefeitura

Arquivo

Repasses são revertidos na prestação de serviços públicos, como saúde, transporte, educação, segurança e infraestrutura. Valor leva em conta a soma de todos os recursos destinados às prefeituras, levando em conta o Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Entre as 100 maiores cidades do Brasil, Ponta Grossa é a 13ª melhor em infraestrutura e sustentabilidade. É o que mostra o “Estudo Desafios da Gestão Municipal”, produzido pela empresa Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão. Em 2005, o município ocupava a 27ª posição; hoje está à frente até das megalópoles brasileiras – São Paulo e Rio de Janeiro.

O levantamento de obras em andamento nestes 100 primeiros dias de gestão ajuda a justificar esta colocação. Hoje, apenas a Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) está gerindo a execução de 53 obras.

Cinco ligações interbairros estão sendo feitas. Segundo as previsões da Secretaria, em maio uma delas já deverá estar pronta, e facilitará o deslocamento entre as regiões próximas à Ronda e Vila Estrela. As outras ligam Uvaranas e Olarias; Nossa Senhora das Graças e Palmeirinha; Três Rios, Manacás e Estrela do Norte; e Tarobá, Cará-Cará e Núcleo Pimentel.

A educação também é uma área que tem recebido diversos investimentos. Apenas nos últimos dias, dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram entregues, um no Núcleo Pimentel e outro na Vila Raquel. Já a unidade da Vila Madureira, no bairro Nova Rússia, recebeu uma reforma e ampliação, em um investimento de mais de R$ 1,7 milhão.

Em andamento, há outras vinte e sete obras estruturais em unidades educacionais. Três escolas estão sendo reformadas e ampliadas, juntamente a sete CMEIs. Ainda há uma escola e dois CMEIs sendo construídos, e três CMEIs sendo implantados. O primeiro novo CMEI, no Jardim Cerejeiras, deve ficar pronto no próximo mês.

Outro serviço que as unidades de educação estão recebendo é a ampliação da rede de energia elétrica. São oito CMEIs recebendo a melhoria, em diversas regiões da cidade. Está sendo feita também a construção de zeladoria em três escolas municipais, e em breve a Secretaria Municipal de Educação contará com mais um espaço: o barracão do antigo IBC está recebendo reforma e adequação interna, e deverá ser disponibilizado para a educação municipal.

Na área de esportes, seis campos society estão sendo implantados. No Núcleo Quero Quero a obra já está em processo de finalização, e a comunidade da Vila Cipa deve receber a entrega ainda no próximo mês. Ponta Grossa também contará com um Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), que está sendo construído no Sabará. A praça Hulda Hoedel, na Ronda, está recebendo uma cobertura na sua quadra, e no Jardim Amália II uma praça de esportes está sendo construída. E o Jardim Canaã está com mais uma praça em fase de finalização.

Outro núcleo que está recebendo melhorias é o Conjunto Habitacional Buenos Aires, com a ampliação do sistema de abastecimento de água. No bairro Neves, está em andamento a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13 BIB) também está sendo assistido pela Prefeitura Municipal, que está finalizando os muros de arrimo e de divisa da unidade militar.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) destaca o comprometimento das suas equipes em fomentar e desenvolver as obras do município, e anuncia que em breve a população terá novidades. “Nos próximos dias faremos um grande anúncio que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito.

ESTRUTURA VIÁRIA – A Secretaria Municipal de Planejamento também coordena obras que contribuem para a melhoria do tráfego no município. A Vila Romana em breve contará com um retorno no Km 178 da BR 376, e uma rotatória está sendo implantada no Santa Maria.

Já na questão de pavimentações, tanto a Secretaria de Planejamento quanto a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) têm se destacado, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Recentemente foi encerrada a primeira etapa da Avenida Carlos Cavalcanti, uma das vias com mais movimento em toda a cidade.

Há mais outras cinco regiões com obras em andamento. Na Chácara Santa Tereza, por exemplo, são seis ruas sendo pavimentadas, que contribuirão principalmente para a linha de transporte coletivo da localidade. Outra comunidade que está com obras de pavimentação em andamento é a do Conjunto Habitacional Santa Paula III, em um investimento que ultrapassa R$ 2 milhões.

Nestes primeiros 100 dias de governo as equipes da CPS implantaram pavimentação sustentável no Jardim Mezzomo e no Ouro Verde, e estão trabalhando com o mesmo material no Leila Maria. O material fresado, como é chamado, é reutilizado do asfalto, e possui qualidade superior a outros tipos de pavimentação primária, como o cascalhamento. Além deste produto, as equipes de base e sub-base também já fizeram execuções em ruas de outras três regiões.

Outro serviço realizado pela Companhia são as galerias de águas pluviais. Cinco localidades já receberam a equipe neste ano, que no momento dá prosseguimento às atividades em ruas do Santo Antônio e Jardim Primor.

A equipe de construção civil realiza reformas e serviços de pavimentação no prédio do Paço Municipal, além de implantar calçadas em petit pavê no Parque Ambiental. Outra ação realizada foi a execução de 250 metros de instalação de cerca de alambrado no Aeroporto Santana. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos