6 de abril de 2017

Imposto de renda e projetos sociais, artigo de Marcello Richa

Divulgação

“Apesar de parecer um valor pequeno para fazer efeito, o somatório de arrecadação representa um sempre necessário reforço financeiro para os fundos e projetos sociais, que irão beneficiar a população e trazer um impacto positivo nas comunidades”

Imposto de renda geralmente é um tema bastante controverso para se abordar, mas como estamos próximos do prazo final para a entrega da declaração (que termina a meia-noite do dia 28 de abril), é válido ressaltar que pessoas físicas que declaram o seu imposto pelo formulário completo ainda podem destinar um porcentual do valor devido ao Fundo da Criança e do Adolescente municipal, estadual e federal.

Isso significa que, ao invés do recurso ir em sua totalidade para a arrecadação do governo, parte do imposto será destinado para o Fundo ou para um projeto específico cadastrado nele. A pessoa física terá custo zero nessa ação e ajudará no desenvolvimento e fortalecimento de programas sociais da sua região.

Ao longo do ano todas as pessoas que declaram imposto de renda no modelo completo podem destinar até 6% para projetos na área da cultura, esporte, criança e adolescente ou idoso, seja integralmente ou dividido em várias delas. Durante o período de janeiro até a data limite para a entrega da declaração, a destinação do imposto para projetos sociais é de 3%, sendo permitida apenas a transferência para os Fundos da Criança e Adolescente federal, estadual ou municipal.

O tema ganha importância quando analisamos os dados referentes a 2015. De acordo com a Receita Federal, o potencial de captação do imposto devido por pessoa física naquele ano foi de R$ 6,84 bilhões, porém apenas 1,9% foram destinados a projetos beneficiados por leis de incentivo fiscal. É uma quantidade considerável de recursos que, sem dúvidas, fariam a diferença na melhoria estrutural e ampliação de atendimentos de projetos sociais, culturais e esportivos que podem ser contemplados.

Os fatores que influenciam para o baixo número de destinação do porcentual do imposto para projetos sociais são variados. Um dos motivos mais comuns é o receio de fiscalização, que é infundado, já que o processo é simples e fácil de fazer, especialmente na Declaração de Ajuste Anual. No caso o cálculo é feito automaticamente pelo programa do Imposto de Renda, sendo necessário apenas acessar a ficha de doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Outros motivos recorrentes são a pressa em realizar a declaração e desconhecimento da possibilidade de destinação de porcentual para projetos sociais.

Apesar de parecer um valor pequeno para fazer efeito, o somatório de arrecadação representa um sempre necessário reforço financeiro para os fundos e projetos sociais, que irão beneficiar a população e trazer um impacto positivo nas comunidades. É uma oportunidade para cumprir com as obrigações legais e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de projetos de entidades e instituições de sua cidade ou estado.

Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos