CASTRO

25 de abril de 2020

Saúde reforça importância do uso de máscaras pela população

Arquivo

Entre as medidas está a autorização para o retorno da realização presencial de cultos, liturgias, missas, reuniões ou quaisquer outras celebrações religiosas com restrição ao máximo de 50% do público.

A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando para a população a importância do uso de máscara em qualquer estabelecimento e nas ruas, conforme decretado pela Prefeitura. A medida é para prevenir a disseminação do coronavírus.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que as pessoas estão procurando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem usar máscara, colocando em risco a própria saúde, a de outras pessoas que estão aguardando por atendimento e ainda a dos profissionais que estão trabalhando nesses locais e têm contato com diversos pacientes durante o trabalho. “Constatamos que os usuários não estão tomando esse cuidado básico que é usar a máscara e que é tão importante para conter o contágio do coronavírus”, disse.

Maria Lidia disse ainda que nenhuma medida drástica será tomada em relação às pessoas que não estão utilizando a máscara nas unidades de saúde e na UPA, no entanto, serão criados critérios para o atendimento, e quem não estiver utilizando a máscara, será atendido por último, e vai ficar aguardando do lado de fora da unidade. “Nós temos que pensar na coletividade e respeitar as pessoas. As máscaras de que dispomos são estritamente para os profissionais de saúde. Mas a própria pessoa pode fazer a máscara em casa, até mesmo costurando à mão com alguma peça de roupa que não usa mais. Pedimos a atenção das pessoas para o uso da máscara, porque ela protege a própria pessoa e aos demais no seu entorno. Esse é um momento de solidariedade, de pensarmos um nos outros”, disse.

RECOMENDAÇÃO – O Ministério da Saúde recomenda à população em geral o uso de máscaras, incluindo as de tecido, uma vez que as máscaras cirúrgicas estão em falta no mercado e devem ser usadas pelos profissionais de saúde e sintomáticos de coronavírus. A máscara bloqueia duas portas de entrada do coronavírus: a boca e o nariz. A máscara de tecido deve ser lavada após o uso, para evitar transporte de doenças para a casa.

O uso deve ser individual; as máscaras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros; devem ser dupla face, com pelo menos duas camadas de pano; devem ser feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais do rosto; podem ser usadas por até duas horas, após isso, é necessário trocar por uma limpa. A máscara usada deve ser lavada com água sanitária. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos