3 de abril de 2020

Lojistas do Palladium satirizam proposta de Rangel do “maior drive-thru do Brasil”

Arquivo

O prefeito Marcelo Rangel decretou hoje, 03, a abertura escalonada do comércio e “drive-thru” nos shoppings centers. Lojistas do Shopping Palladium, o maior da cidade, questionam a viabilidade da medida.

Especial para o Blog do Johnny

Durante mais uma transmissão ao vivo pelas redes sociais hoje, 03, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) anunciou um novo decreto (nº 17.207), que trata sobre a reabertura do comércio, entre outros temas, o que não tranquilizou em nada os lojistas da cidade. Uma das medidas mais polêmicas é a sugestão do prefeito de que as lojas dos shoppings centers façam entregas e recebam pagamentos dentro do estacionamento. A ideia foi chamada de “o maior drive-thru do Brasil”, nas palavras de Rangel.

“Ninguém é obrigado. Se não quiserem aderir, fiquem à vontade”, respondeu Rangel aos lojistas do Shopping Palladium, o maior da cidade, que questionam a viabilidade da medida.

A estratégia não agradou aos lojistas. Conforme apurou o Blog do Johnny, os comerciantes questionam a viabilidade logística e estrutural da medida, além do prejuízo por pagamento de funcionários, que estão a maioria em férias, e aluguel e custos do espaço. Segundo eles, a decisão abre brechas para a cobrança integral do aluguel, que estava em negociação antes da medida. O prefeito até entrou no grupo de mensagens em que os lojistas debatiam o assunto, mas saiu em seguida. “Se não querem a minha ajuda, aguardem a liberação do shopping”, esbravejou Rangel antes de deixar o grupo.

“Ao meu ver é reativar um custo para vendas mínimas”, comentou um lojista. “Isso só serve para comida. Eu tenho quase 4.000 itens dentro loja, quem vai saber o que comprar comigo? Eu não vou abrir para fazer drive-thru, em hipótese alguma”, afirmou outro comerciante. “Pessoal, vamos pensar que teremos que ter no mínimo dois funcionários só para fazer um atendimento, sendo que um atende o cliente e o outro corre entregar e receber no estacionamento. Vai aumentar a despesa e reduzir a receita”, contestou outro lojista indignado.

“Estou com problemas tão sérios, agora não paro de rir desse palhaço. Ele bem que falou que não tem isso em nenhuma cidade, nenhum estado no Brasil, nem no mundo. Como ele foi criativo”, satirizou um comerciante. “Ele deu um exemplo simplório e idiota: você liga na loja, pede um tênis 38, passa pelo estacionamento, pega, passa cartão e vai embora. Que idiota esse prefeito. Quem é que vai comprar um tênis sem ver os modelos, cores, preços, etc?”, criticou outro lojista.

O QUE DIZ O SHOPPING? Até o fechamento desta reportagem, a assessoria de imprensa e porta-vozes do Shopping Palladium não enviaram um posicionamento a respeito da decisão da Prefeitura.

COMÉRCIO COM HORA MARCADA – O decreto autoriza abertura escalonada do comércio, conforme uma tabela de datas e com horário reduzido, das 10h às 16h. Às segundas e quartas-feiras, são autorizadas lojas de eletrodomésticos e utilidades domésticas. Terças e sextas-feiras, apenas lojas de vestuário e artigos pessoais. Para as quartas-feiras e sábados, a programação é para “demais atividades não expressamente proibidas e não relacionadas nos dias anteriores”. Aos domingos, todo o comércio deve ser fechado.

Atividades expressamente proibidas incluem shoppings, academias, cinemas, restaurantes, casas noturnas, atividades religiosas, entre outras, continuam sem funcionar. Apenas a realização de atendimento via delivery/drive thru é permitida para esses estabelecimentos.

TV ESCOLA – Rangel usou do espaço, também, para retificar a informação equivocada dita no pronunciamento anterior sobre a “perda” do ano letivo nas escolas das redes municipal e privada. “Na última live, eu falei a respeito das dificuldades que a educação tem no mundo para a retomada das aulas. Falei, inclusive, que era muito difícil a gente não perder o ano letivo, porque em todos os países que estamos acompanhando, nas cidades infelizmente isso está acontecendo, as crianças estão perdendo o ano letivo”, justificou. “A nossa Secretaria de Educação entrou em emergência, numa grande reunião, para conseguir fazer com que a gente pudesse tranquilizar as famílias, pais e mães. Hoje eu posso trazer essa informação de que nós não iremos perder o ano letivo nas escolas municipais”, afirmou, informando que a TV Educativa será transformada em uma TV Escola, com a transmissão em sua programação de tele aulas. A suspensão do calendário escolar foi prorrogada por mais 15 dias.

IMPOSTOS – O decreto também prorroga o prazo de recolhimento do ISS para micro-empresas inscritas no Simples Nacional. Os períodos com vencimento em abril, maio e junho passam para julho, agosto e setembro, respectivamente. Para os Microempreendedores Individuais (MEI), os períodos com vencimento em abril, maio e junho passam para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

SERVIÇOS DA PREFEITURA – Os serviços no Paço Municipal voltam a acontecer das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, a partir de 6 de abril. A Praça de Atendimento funcionará com agendamento através do telefone 3220-1000, ramal 1208.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos