26 de fevereiro de 2020

Ricardo Zampieri cobra valorização de guardas municipais

Arquivo

No ano passado, o vereador fez uma representação ao Ministério Público cobrando aplicação do plano de cargos e salários da categoria prevista em lei federal.

O vereador Ricardo Zampieri (PSL) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa hoje, 26, para cobrar valorização dos guardas municipais (GMs) da cidade. No ano passado, o parlamentar levou ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) uma denúncia sobre a falta de um plano de cargos e salários para os guardas municipais. Desde então, Ricardo acompanha o caso. Os guardas devem fazer uma manifestação amanhã, 27.

“Vemos que em um ano pouco ou nada mudou. A categoria segue sendo desvalorizada, ganhando menos do que a lei manda enquanto o governo segue inchado de cargos comissionados”, disparou Ricardo. No documento entregue ao MP em 2019, o vereador aponta que o prazo previsto em lei federal para a implementação do plano já havia vencido e pedia para que o órgão obrigasse a Prefeitura Municipal a implementar o direito dos agentes de segurança.

No documento, Ricardo lembra que a implementação do plano está prevista na Legislação Nacional representada pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais (EGGM), além de também ter previsão na lei federal 13.022/2014, como também na própria Constituição Federal. “Neste caso, vemos uma inércia da Prefeitura em estabelecer esse plano. O prazo é de dois anos desde 2014, mas já se passaram mais de cinco e estamos a quase 15 anos de fundação da Guarda Municipal e até agora nada”, disse o vereador.

Ricardo lembra que em diversos municípios brasileiros o Ministério Público vem agindo para que os Poderes Executivos adequem as contas e os gastos para implementar o plano que é direito dos guardas. O vereador do PSL lembra ainda que o estatuto da GM de Ponta Grossa está em vigor há cinco anos e, até agora, o Município não efetivou as medidas necessárias para implementar o plano de cargos e salários.

“Ao mesmo tempo que o número de cargos de confiança da Prefeitura é alarmante, o Município demora tanto tempo para efetivar a criação de planos de carreira de categorias essenciais, que visam a efetivação da padronização e implantação dos requisitos necessários para o funcionamento destas instituições”, conta Ricardo.

DISCREPÂNCIA – Ainda no documento entregue ao Ministério Público em 2019, Ricardo Zampieri destaca que, comparado a outros cargos de nível técnico, os guardas municipais de Ponta Grossa sofrem com uma discrepância salarial. “O salário-base de um GM hoje é de R$ 1.042,00, enquanto outros cargos técnicos têm salários muito superiores. Importante lembrar que para ingressar na GM é obrigatório ter ensino médio completo, o que garantiria enquadramento no nível técnico”, aponta o vereador.

VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA – Ricardo lembra que a denúncia busca a efetiva valorização dos guardas municipais. “Em Curitiba, por exemplo, a aprovação do plano de cargos e salários representou um avanço importante para a categoria. Lá, um guarda municipal tem um salário mais representativo e pode avançar na carreira, com base em aspectos de mérito e aperfeiçoamento profissional”, explica Ricardo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos