CASTRO

10 de janeiro de 2020

Transporte coletivo terá sistema integrado

Divulgação

As alterações vão permitir agilidade no transporte de passageiros e ampliar a oferta do serviço para bairros que ainda não são contemplados.

A partir deste ano será implantado o sistema de integração de linhas de ônibus do transporte coletivo de Castro. O estudo de viabilidade foi feito com base nas diretrizes estabelecidas no Plano de Mobilidade elaborado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura (Funpar). A fase de testes do novo sistema inicia no dia 20 de janeiro, período escolhido pela menor demanda de passageiros devido às férias escolares.

A mudança contempla a implantação de linhas de ônibus que, em sua maioria, sairão do centro em direção aos bairros, alterando os itinerários e substituindo o atual sistema onde grande parte dos ônibus conecta apenas um extenso e demorado trajeto em diferentes regiões da cidade. Além disso, com o cartão eletrônico e pagando apenas uma passagem no período de uma hora após passar na catraca, o usuário poderá fazer a conexão com outro ônibus, utilizando um dos 42 pontos de integração.

As alterações vão permitir agilidade no transporte de passageiros e ampliar a oferta do serviço para bairros que ainda não são contemplados como o Jardim Bela Vista, Samambaia, Colégio Agrícola e Distritos Industriais I e II.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Maurício Fadel, a implantação do sistema reduz tempo de deslocamento no circuito de passageiros e economia para os usuários do transporte coletivo. “Com esta nova proposta, as pessoas ficarão menos tempo dentro do ônibus e chegarão mais rápido a seus destinos, além de utilizar uma mesma passagem para se deslocar a mais de um local”, explica.

Pelo sistema, nos horários de pico mais ônibus irão circular para atender as linhas de maior demanda. Aos domingos e feriados, o itinerário e horários serão diferenciados. Os usuários também poderão consultar os mapas com os novos itinerários e identificar os pontos que possibilitarão a integração tarifária por meio de celular acessando o Google Maps. “A ideia é melhorar sensivelmente os serviços, promovendo segurança, conforto, confiabilidade, incentivando o uso do sistema e consequentemente diminuindo o impacto urbano causado pelo transporte motorizado individual”, disse Maurício. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos