28 de outubro de 2019

Aliel é a noiva e Pauliki não quer andar de mãos dadas

Blog do Johnny

Caso Aliel decida apoiar Pauliki, o empresário terá que ‘andar de mãos dadas’, sair para passear, ‘beijar’ e tudo mais o que tem direito, como aceitar a indicação do vice: são cotados os nomes de Thais (esposa de Aliel), vereador Pietro Arnaud e Paulo Cenoura.

O deputado federal Aliel Machado (PSB) é a ‘noiva’ da eleição municipal do ano que vem. Líder das pesquisas de intenção de voto pela Prefeitura de Ponta Grossa, é cortejado pelo empresário e ex-deputado Márcio Pauliki (SD), que quer se ‘casar’ com ele, mas não quer andar de mãos dadas. Pauliki busca o apoio de empresários como Álvaro Goes e Luciano Hang – “Véio da Havan” em sua campanha para minimizar o desgaste de uma eventual aliança com Aliel, que também aparece nas pesquisas com a maior rejeição devido ao seu perfil de esquerda.

A direita, que não é radical, liderada pelo grupo do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e o seu irmão, o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), não tem um candidato com chances. Os irmãos, que não querem vencer a disputa e planejam retornar em 2024, também não querem passar a faixa para Pauliki, seu arqui-inimigo. Por conta disso também cortejam Aliel em busca de um acordo branco, que pode até receber as bênçãos do governador Ratinho Júnior (PSD), uma vez que o PSB faz parte da base do governo do Estado e pode integrar alianças importantes para o governador em outras cidades, o que depende do aval de Aliel.

A esquerda, PT e PCdoB quer estar com Aliel, que caso seja candidato, não quer tê-los na aliança na tentativa de desassociar a sua imagem do PT.

Aliel não quer ser candidato. Vice-líder da oposição em Brasília e abrindo novas bases nas regiões Norte e Sudoeste, vive um bom momento como deputado. Mas ao que parece, ainda não tomou uma decisão final.

Se for candidato contra Pauliki com o apoio branco de Marcelo/Sandro/Ratinho as chances de vencer a eleição são boas. Mas se decidir apoiar Pauliki, Marcelo, Sandro e Ratinho terão que mudar os seus planos e encontrar um nome viável para derrotar o seu arqui-inimigo. Com o apoio da máquina da Prefeitura e do Estado, este candidato deverá se tornar um forte adversário.

Caso Aliel decida apoiar Pauliki, o empresário terá que ‘andar de mãos dadas’, sair para passear, ‘beijar’ e tudo mais o que tem direito, como aceitar a indicação do vice: são cotados os nomes de Thais (esposa de Aliel), vereador Pietro Arnaud e Paulo Cenoura.

Se Aliel apoiar Pauliki e perder a eleição, a derrota terá pouco reflexo em sua reeleição para deputado – já para Pauliki representa o fim da sua carreira política. Mas se for candidato e perder a eleição, trairá a sua base fora de Ponta Grossa e terá dificuldades para reeleger-se.

O anúncio da candidatura de Aliel ou o apoio a Pauliki deve acontecer ainda este ano. As conversas nos bastidores estão a todo o vapor.

Em qualquer um destes cenários, uma terceira via viável pode ganhar a confiança do eleitor com chances de ir para o segundo turno e vencer a disputa. Com este pensamento se apresentam o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PP) e o vereador Ricardo Zampieri (PSL).


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos