23 de outubro de 2019

Abertura do Fenata apresenta linguagem teatral inédita em Ponta Grossa

Divulgação

Com casa cheia, a 47ª edição Festival Nacional de Teatro levou para o palco do Ópera o Teatro de Formas Animadas, linguagem apresentada pela primeira vez na história do evento. O espetáculo Translúcido, da Companhia Talagadá, de Itapira (SP), abriu oficialmente o evento.

O espetáculo Translúcido, da Companhia Talagadá, de Itapira (SP), abriu oficialmente o Fenata na noite de ontem, 22. Com casa cheia, a 47ª edição Festival Nacional de Teatro levou para o palco do Ópera o Teatro de Formas Animadas, linguagem apresentada pela primeira vez na história do evento.

“Fazer cultura no Brasil hoje é mais que um desafio financeiro, é um desafio conceitual, que nos tira do senso comum e nos leva a pensar criticamente a realidade”, aponta o o vice-reitor da UEPG, Everson Krum.

Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, abordou os desafios que as instituições e empresas têm ao promoverem a cultura. “Fazer cultura no Brasil hoje é mais que um desafio financeiro, é um desafio conceitual, que nos tira do senso comum e nos leva a pensar criticamente a realidade”, aponta.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais Clóris Grden destacou que o Festival chega a cada vez mais pessoas. “Em 2018, contamos com um público de aproximadamente 22 mil pessoas em espetáculos encenados nos mais diversos locais da cidade”, comemora.

No mesmo sentido, a Diretora de Assuntos Culturais, Sandra Borsoi, disse que o Fenata é carregado de lembranças e memórias, e por isso a UEPG trabalha para que, mesmo nas dificuldades, o evento seja reconhecido como o festival mais antigo e ininterrupto do País. Ela enfatizou que o Festival Nacional de Teatro representa um importante marco cultural para a cidade de Ponta Grossa e região. “Trata-se de um Festival que não é somente um evento, mas uma tradição aguardada todos os anos por aqueles que admiram o teatro e a produção da boa arte em nossa cidade”, complementou.

“Eu sou um fenateiro. A cidade precisa de arte e do teatro. O Fenata é um acontecimento grandioso da cultura e da arte da cidade”, afirma o espectador Diego Nogueira. Ele se programou para assistir as peças no Ópera. “Venho todos os anos e me programei para as noites da mostra competitiva e depois Telmo Faria, às 22h”, conta.

“Como todos os anos, o 47º Fenata mais uma vez traz beleza, emoção, compreensão e poesia. A vivência do teatro como espectadores nos permite experimentar as peças e produções artísticas e nos convida à criação e à fruição da arte. Nosso público está convidado a experimentar o teatro como oportunidade de criar narrativas que respondam aos anseios e problemáticas humanas”, afirmou Sandra Borsoi durante a abertura do evento.

Na noite de hoje, no Teatro Ópera, às 20h, a Mostra Adulto traz a peça “Queijo e Goiabada, das Canções Que Você Não Autorizou Pra Mim”, baseada no clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e em composições do “Rei” Roberto Carlos. Com canções populares e paródias, o espetáculo aborda uma história de amor plagiada e a construção das identidades na atualidade. O grupo usa o humor e autocrítica para tratar de temas voltados aos direitos autorais, ao consumismo e à manipulação midiática. Os ingressos podem ser adquiridos na Proex (em frente à Praça Floriano Peixoto) e pelo www.yoingressos.com.br.

O Fenata é uma realização da UEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, FAUEPG, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos