22 de outubro de 2019

47º Fenata inicia hoje com 99 espetáculos pela cidade; Confira a programação

Divulgação

Hoje, 22, o espetáculo ‘Translúcido’ iniciará a 47ª edição Festival Nacional de Teatro, com abertura às 20h, no Teatro Ópera. O evento acontece em diversos espaços da cidade.

Na 47ª edição, o Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa levará 99 espetáculos a diferentes espaços da cidade. De 22 a 27 de outubro, ruas, teatros e escolas locais recebem seis mostras do Festival. Além da quantidade e qualidade das peças, em 2019, o Fenata tem como destaques a inovadora montagem ‘Translúcido’, que abre a programação, e a peça de encerramento, ‘Processo de Conscerto do Desejo’, protagonizada por Matheus Nachtergaele.

Os espetáculos que integram seis mostras do Festival foram escolhidos entre 159 companhias de 13 estados brasileiros. A categoria Telmo Faria reúne quatro peças. A Mostra Adulto tem seis, contando com as peças de abertura e encerramento. A Mostra Campos Gerais, Teatro de Rua e Mostra Infantil exibem três espetáculos cada. A programação completa está disponível no site do festival no www.uepg.br/fenata.

O reitor, Miguel Sanches Neto, afirma que a cada Fenata se intensifica o compromisso da Universidade Estadual de Ponta Grossa com a arte e com a cultura. “Manter ativo um evento desta natureza, em tempos de cortes de verbas para a educação, é um ato heroico e por isso necessário”.

Os ingressos estão disponíveis no site yoingressos.com.br a R$ 20 mais taxas. As meias-entradas custam R$ 10, disponíveis para estudantes, idosos, funcionários públicos e pessoas com deficiência. Os bilhetes também podem ser adquiridos diretamente na Proex, na Rua Sant’Ana, 1019, em frente à Catedral de Ponta Grossa. Caso ainda haja ingressos disponíveis, haverá a venda nas bilheterias do Cine Teatro Ópera.

A organização lembra que os espectadores devem chegar ao Cine Ópera para assistir aos espetáculos antes das 20h, horário em que inicia a mostra e depois do qual não será mais possível a entrada. “Os portões fecham impreterivelmente e pontualmente às 20h, porque é uma mostra competitiva. A peça está sendo avaliada por um júri e a encenação não pode ser interrompida ou prejudicada”, explica a coordenadora do evento, Sandra Borsoi.

A Pró-reitora de Extensão, Cloris Grden, pontua que esta edição do Fenata é muito especial para a Universidade na proximidade dos seus 50 anos. “Preparamos um Festival que traz o melhor do teatro nacional mas valoriza a produção  local”, diz Grden. “Para viabilizar este festival tão rico e tradicional, contamos com o apoio da Fauepg, que não mediu esforços para torná-lo possível”, complementa Grden.

PROGRAMAÇÃO – Hoje, 22, o espetáculo ‘Translúcido’ iniciará a 47ª edição Festival Nacional de Teatro (Fenata). A peça, uma montagem da Companhia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), será a primeira do Festival, com abertura às 20h, no Teatro Ópera.

O evento, que reúne 99 espetáculos organizados em 6 mostras, acontece em diversos espaços da cidade. A mostra competitiva é composta pelas categorias Adulto e Infantil. Na categoria Adulto, as apresentações acontecem todas as noites no Palco A do Cine Teatro Ópera, às 20h. A Mostra Teatro Telmo Faria traz espetáculos que acontecem após a Mostra Adulta, de quarta-feira a sábado, às 22h no Auditório B do Cine Teatro Ópera.

A Mostra Infantil também faz parte da mostra competitiva e traz três espetáculos que se apresentarão no Cine Teatro Pax a partir de quinta-feira, 24. Um dos pontos fortes da programação desta edição, a Mostra Teatro Campos Gerais reunirá grupos locais e da região, inscritos, convidados ou voluntários. As peças da Mostra Infantil e Mostra Campos Gerais, que acontecem no Cine Teatro Pax e Escola Ceci, são gratuitas.

A Mostra Especial se dedica a levar espetáculos de teatro à variadas instituições de forma a atingir diferentes públicos que não tem a possibilidade de ir aos teatros. O Fenata levará os espetáculos desta mostra a espaços como APAE, CMEIs, Escolas Estaduais e Municipais, Asilos, Creches, Capes, presídios, entre outros.

Para encerrar o festival, no domingo, 27, Matheus Nachtergaele encena, em ‘Processo de Conscerto do Desejo’, uma homenagem poética à mãe Maria Cecília Nachtergaele. No palco, o ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Rafael Belo, no violino. O repertório musical dá o tom do espetáculo, que já circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos