9 de setembro de 2019

Vereadores repudiam apresentação de candomblé para crianças no Congresso Municipal de Educação

Os vereadores Vinicius Camargo e Pastor Ezequiel, repudiaram hoje, 09, durante a sessão da Câmara Municipal, a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, por permitir uma apresentação de candomblé para crianças da rede municipal de ensino, no último final de semana, durante o VII Congresso de Educação, no Parque Ambiental.

Os vereadores Vinicius Camargo (PMB) e Pastor Ezequiel (PRB), integrantes da bancada evangélica da Câmara Municipal, repudiaram hoje, 09, durante a sessão, a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, por permitir uma apresentação de candomblé para crianças da rede municipal de ensino, no último final de semana, durante o VII Congresso de Educação, no Parque Ambiental.

Camargo classificou como incoerente a apresentação e informou que está cobrando explicações do governo municipal. “Este final de semana tivemos um ato lamentável no Congresso que está tendo da educação, de uma dança, uma apresentação de candomblé. É religião e esse tipo de incoerência a gente não pode aceitar. Quando eu vi, não acreditei, mas recebi o vídeo e aconteceu infelizmente”, criticou Camargo, defendendo que as demais religiões também tivessem espaço para se expressarem.

Pastor Ezequiel também repudiou a apresentação. “Respeito a religião de cada um, mas não podemos deixar que se ensine. Ali tinha alunos, crianças inocentes, que estavam assistindo uma situação que eu não concordo, seja qual fosse a religião. Querer inserir na cabeça das crianças que tem que ser daquele jeito é completamente errado”, acredita vereador.

Camargo voltou a defender o Projeto Escola Sem Partido que tramita na Câmara Municipal. “O importante é a gente ter respeito, independente da nossa posição, aquele que pensa diferente de você. A proposta da Escola Sem Partido, busca trazer mais igualdade, segurança e neutralidade sobre assuntos religiosos e políticos nas escolas. Não é proibir de falar sobre nada, mas não ter um posicionamento doutrinador. É importante levantar esse tema e discutir, trazendo segurança para as nossas crianças”, defendeu o parlamentar.

Os parlamentares evangélicos receberam o vídeo de pais que acompanhavam os filhos no Congresso e ficaram estarrecidos com a apresentação. No vídeo, é possível identificar que um grande número de crianças acompanharam a apresentação.

CANDOMBLÉ – O Candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Nzambi) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação. É a religião declarada de 0,3% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010 do IBGE.

A reportagem do BLOG DO JOHNNY procurou a Prefeitura de Ponta Grossa para comentar sobre a apresentação, mas não recebeu nenhuma manifestação.

Compartilhe