8 de janeiro de 2019

Ratinho Junior descarta extinção do Iapar

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) garantiu hoje, 08, que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) não será extinto. “O Iapar é um órgão importante e um patrimônio do Paraná. Nunca se cogitou acabar o ele”, disse Ratinho Jr., em reunião com representantes do setor produtivo de Londrina e região, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O Iapar, enfatizou o governador, será apenas unificado com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), como foi divulgado ontem,07.

“Vamos modernizar e empoderar esses institutos, mantendo suas aéreas físicas e, obviamente, preservando aquilo que nós temos de maior ativo, que são os profissionais”, afirmou o governador. A unificação reduzirá custos administrativos das autarquias, mas os profissionais do Iapar vão continuar.

ETAPAS – Ratinho Jr. ainda reforçou que a reforma administrativa está sendo feita com base em um estudo encomendado à Fundação Dom Cabral, que foi dividido em três etapas: enxugamento da máquina pública, reorganização e modernização das autarquias e auditoria na folha de servidores públicos. “Estamos fazendo um pente fino. Se não fizermos isso, o modus operandis da máquina pública, que tem um custo muito alto, vai continuar”.

Para o presidente do Conselho da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Eduardo Rossi Brandão, a conversa com o governador deixou o setor produtivo de Londrina mais tranquilo. “Tudo o que for feito para diminuir gastos no Paraná e o custo administrativo será favorável para toda sociedade”, apontou Brandão.

Além da fusão das autarquias da agricultura, haverá também unificação de autarquias correspondentes, como o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e o Instituto das Águas do Paraná, que pertencem à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Com AEN)

Compartilhe