7 de novembro de 2019

Aliel e Romanelli convocam lideranças para seminário de autorreforma do PSB

Em vídeos convocando as lideranças socialistas para o Seminário de Autorreforma do PSB que acontece neste sábado, 09, em Cascavel, Aliel Machado afirmou que é possível fazer as transformações necessárias que o Brasil precisa. Já Romanelli defendeu uma posição firme sobre o avanço do conservadorismo na pauta nacional.

O deputado federal Aliel Machado e o deputado estadual Romanelli (ambos do PSB), gravaram vídeos convocando as lideranças do partido no Estado para participarem do Seminário Preparatório para Conferência Nacional de Autorreforma do PSB, que acontece neste sábado, 09, a partir das 08h, na Câmara Municipal de Cascavel, e contará com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.

Aliel Machado ressalta que o partido faz uma auto-reflexão no sentido de contribuir para uma mudança do sistema político e partidário brasileiros, que passam por profunda crise. “Passamos por um momento de crise política, de negação dos partidos, e é preciso mudança, renovação e comprometimento. O PSB propôs agora uma autorreforma. Uma discussão sobre os problemas graves da nossa sociedade, sobre a crise econômica, a crise de emprego e a crise ética, da falta de representatividade e legitimidade da política. O PSB quer dialogar com a sociedade e os seus filiados e mostrar que é possível fazer as transformações necessárias que o Brasil precisa”, afirmou Aliel na mensagem enviada aos partidários do PSB no Estado.

O evento é realizado pela Fundação João Mangabeira e preparatório para a convenção nacional que acontece no final do mês no Rio de Janeiro (RJ).

Romanelli lembra que o PSB se posicionou contra as reformas Trabalhista e da Previdência e acredita que o partido também irá se posicionar contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no Congresso Nacional que, entre outras medidas, prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. “Nós do PSB fomos contra as Reformas Trabalhista e da Previdência, porque retiram direitos dos trabalhadores e penaliza as pessoas mais pobres. Tenho certeza que também seremos contra essa estapafúrdia proposta de extinção dos Municípios com menos de cinco mil habitantes. Só no Paraná pretende-se acabar com 65 cidades, veja se é possível isso. Temos que ter uma posição firme sobre o avanço do conservadorismo na pauta nacional”, defendeu o deputado em vídeo gravado aos socialistas. Assista:

Além dos deputados estaduais e federais do PSB no Estado, o Seminário contará com a presença do presidente estadual do partido, Severino Araújo, do vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro, e do presidente da Comissão da Autorreforma e Coordenador da Fundação no Paraná, Paulo Bacarense Costa.

DEBATE NACIONAL – A autorreforma consistirá num processo de debate nacional, interno e externo ao partido, que se finalizará com a atualização do programa e do manifesto do partido, que datam de sua fundação em 1947. “Se não tivermos uma renovação de todo o sistema político, e uma reação, chegaremos a 2022 em situação ainda mais grave. Lamentavelmente, não estamos vendo uma reação a altura à atual crise, e essa ausência de reação nos levou a convocar essa autorreforma como uma maneira de contribuir para uma mudança no sistema político brasileiro, que não está funcionando”, afirmou Siqueira em recente reunião com a bancada do partido.

Na reunião, o presidente destacou a importância da participação, interação e contribuição dos parlamentares federais e estaduais, vereadores, prefeitos e governadores do PSB neste processo. “Essa autorreforma é para que a gente possa, no futuro, ser um partido que as pessoas olhem e saibam claramente o que defendemos, quais são as nossas bandeiras, e saibam também o que seus parlamentares defendem”, afirmou.

Compartilhe