23 de outubro de 2019

Voos regulares vão puxar desenvolvimento de Telêmaco Borba

Divulgação

Rota para Município dos Campos Gerais vai impulsionar negócios na região, onde serão criados mais de 11 mil postos de trabalho nos próximos anos.

Os três voos semanais diários entre Curitiba e Telêmaco Borba vão ajudar o novo ciclo de crescimento da cidade, que será impulsionado pelos investimentos de R$ 9,1 bilhões da Klabin na ampliação da fábrica de Ortigueira, cidade vizinha. Serão criados mais de 11 mil postos de trabalho na região nos próximos anos.

O Voe Paraná reconectou 12 cidades do Interior a Curitiba. É o maior programa de aviação regional da Gol no País. Serão 67 voos semanais neste primeiro momento, com possibilidade de aumentar o fluxo em função da demanda e do ingresso de Apucarana e Guarapuava na lista.

Segundo o prefeito, Márcio Artur de Matos, desde o começo do século Telêmaco Borba não mantém voos comerciais regulares com a Capital. “Precisamos acompanhar o que o mundo vem desenvolvendo. As cidades pequenas e médias ainda têm atraído poucos voos no País, mas o Paraná entendeu essa velocidade e que é preciso encurtar as distâncias”, afirmou. “Esse programa vai atrair mais investimentos e melhorar o desenvolvimento de toda a região, que já abriga uma das maiores indústrias de papel do mundo”.

A Klabin emprega mais de dez mil trabalhadores diretos e indiretos nas cidades da região e o novo ciclo de investimentos, confirmado neste ano, deve atrair inclusive mais moradores para a região. O prefeito estima que Telêmaco Borba deve atingir a marca de 100 mil habitantes na próxima década. “Os voos terão papel fundamental porque a cidade passa a figurar como um centro distributivo para toda essa região central do Paraná”, complementou Márcio de Matos.

O prefeito ainda destacou o potencial turístico do Cânion Guartelá, em Tibagi, outra cidade vizinha. O Parque possui o sexto maior cânion do mundo em extensão e o mais longo do Brasil, além da diversidade da Mata Atlântica. “Beleza natural não basta olhar foto. É preciso ver de perto. Nós esperamos um ganho em potencial enorme também na exploração turística do local. É uma outra forma de ampliar essa projeção dos voos regionais do Paraná”, ponderou.

Sônia Maria Ribeiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, acrescentou que os voos regulares vão facilitar os deslocamentos de comerciantes e industriais. “As pessoas se deslocam por 8h a 10h para ir a São Paulo e por quase 4h para Curitiba. A cidade vai passar por um novo ciclo de expansão e nossos associados estão se preparando para esse momento. Esses voos vão facilitar muito a vida de quem quer empreender na região”, pontuou.


Paraná tem a maior malha aérea regional da Gol do País

O programa Voe Paraná foi estruturado para incentivar a aviação regional no Estado. A Gol e a empresa de táxi-aéreo TwoFlex oferecem ligação aérea partindo e chegando a doze municípios que têm entre 32 mil e 155 mil habitantes. Foram contemplados Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana, Guarapuava e Guaíra.

O programa opera com aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares (nove passageiros e três tripulantes). Nesta semana começaram a funcionar 67 voos semanais para dez cidades, mas até dezembro Apucarana e Guarapuava também ganharão voos semanais.

A Gol oferta 14 mil assentos por dia no Estado, 4º maior do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre as cidades de maiores destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A companhia ainda conta com voos regulares para Londrina. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos