1 de abril de 2020

Voluntários UEPG entregam EPI para SAMU, PM e Instituto de Identificação

Divulgação

30 Equipamentos de Proteção Individual produzidos por voluntários da UEPG e da UTFPR foram entregues à PM. Outras 25 unidades do EPI foram entregues ao SAMU e 22 a representantes da Polícia Civil para utilização pelo Instituto de Identificação do Paraná. No último sábado, 28, a primeira remessa com 38 protetores faciais foi entregue ao Hospital Universitário.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa entregou ontem, 31, protetores faciais para órgãos públicos: Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Instituto de Identificação do Paraná. 30 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) produzidos por voluntários da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram entregues à PM.

O comandante da Polícia Militar, Leonel Beserra, afirma que os protetores trarão segurança, além de tranquilidade aos agentes e suas famílias. “Durante as abordagens, estamos expostos a muitas pessoas, que podem estar infectadas pelo coronavírus”, enfatiza. O comandante explica que hoje, 1º, haverá um treinamento no Hospital Universitário para que os policiais adotem o uso correto do EPI.

Outras 25 unidades do EPI foram entregues ao SAMU e 22 a representantes da Polícia Civil para utilização pelo Instituto de Identificação do Paraná durante a perícia papiloscópica.

O reitor, Miguel Sanches Neto, afirma a produção dos EPIs para os profissionais do HU-UEPG e para os agentes de segurança é parte de um conjunto de ações e parcerias que a instituição encabeça ou participa para combater o Covid19.

O chefe de Gabinete da Reitoria, Rauli Gross, que participou das entregas, afirma que diante da falta de produtos no mercado, a UEPG disponibiliza sua estrutura, servidores, professores e alunos para atender às demandas deste momento de excepcionalidade.

O grupo de voluntários trabalha para entregar, nos próximos dias, equipamentos para a Guarda Municipal. “Estamos no Pronto Socorro, Hospital da Criança, nas praças. Enquanto as pessoas estão em casa, atuamos em todos os bairros, expostos a sujeitos que podem estar contaminados, então, as máscaras são de suma importância para o nosso trabalho”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek.

No último sábado, 28, a primeira remessa com 38 protetores faciais foi entregue ao Hospital Universitário (HU-UEPG) e, de acordo com o vice-reitor Everson Krum, a mobilização da comunidade, estudantes, professores e pesquisadores está crescendo. “Estamos muito engajados na produção para profissionais de segurança, que também estão expostos ao Coronavírus e não podem parar”.

VOLUNTÁRIOS – O professor de Engenharia de Materiais da UEPG, um dos voluntários e organizadores do grupo que idealizou a produção dos protetores faciais, Benjamim de Melo Carvalho, afirma que “o vírus precisa da proximidade física para contaminar, mas o bem pode nos contagiar à distância”. Com esta frase, o professor convida os interessados em participar, que tenham impressoras 3D em casa, podem enviar e-mail para [email protected] ou mensagem pelas redes sociais da @oficialuepg no Facebook, Youtube, Twitter ou Instagram.

MATERIAIS – Com apoio do Rotary, de doadores pessoa física e do Governo do Estado foi realizada a compra de filamentos, material plástico que alimenta a impressora na produção base do protetor facial. “Inicialmente conseguimos a ajuda do Rotary para a compra de filamentos, que já foram encomendados. A reitoria da UEPG se prontificou a providenciar insumos para a produção dos protetores faciais”, diz Benjamin. O professor destaca ainda que o objetivo é desenvolver um projeto coletivo, integrando a ação em diversas regiões do Paraná. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos